Acesso Gov.br
O Login Gov.br é o acesso único do cidadão para todos os serviços públicos Federais e Estaduais. Sendo que, o Governo Federal, tem como meta ter todos os serviços públicos federais utilizando o Gov.br como identificação do cidadão até dez/2022. O Governo Federal disponibiliza o Login Gov.br a todos os órgãos das esfera Federais, Estaduais e Municipais.
O Estado do Rio Grande do Sul aderiu a Rede Gov.br em 2019, conforme Estratégia Digital do Estado conforme Decreto 55.912, que instituiu a Identificação Digital para o Estado.
A partir desta definição a equipe da PROCERGS trabalhou para integrar o Login Gov.br ao Login Cidadão, serviço de autenticação do Estado. Sendo diversas reunião técnicas de alinhamento com as equipes do Governo Federal. Com isso o Login Cidadão Gov.br, tornou-se uma camada integradora e de gestão dos serviços estaduais.
Legislação
Para isso foi instituído o Decreto sobre identidade Digital Integrada do Estado
Decreto 55.912 - Identificação Digital integrada (.pdf 52,24 KBytes)
Parecer Técnico
A utilização do serviço de identificação digital do cidadão Gov.br, também chamado de Login Único, oferece:
- Melhoria contínua e periódica (Equipes dedicadas e alto investimento do Gov. Federal). Experiência e pesquisa de usuários.
Mais informações: Pesquisa Usuários Gov.br - Acessibilidade Digital atendendo a Lei de acesso à informação, Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.
Mais Informações: Acessibilidade Digital - Segurança e atendimento da LGPD.
Mais informações Segurança e proteção de dados - Níveis de confiabilidade.
Mais informações: Níveis de Confiabilidade Gov.br - Robustes das bases Nacionais (Governança de Dados).
Mais informações Governança de Dados - Mais de 60% da população conectada já está utilizando.
Mais informações Mais de 60% da população conectada ao Gov.br - Biometria e Reconhecimento Facial, via app Meu Gov.br.
Mais informações Reconhecimento Facial - Várias formas de Autenticação.
Mais informações em Formas de Autenticação no Gov.br - Integração com internet banking com vários bancos.
Mais informações: Integração com Bancos - Serviço de alta disponibilidade e escalabilidade.
Como usar o Login Único nos serviços
Para iniciar é preciso ter uma Organização válida cadastrada no Login Cidadão Gov.br, se não deve ser solicitado o cadastramento, e o cadastro do novo serviço. Conforme orientações abaixo:
- Identificar a organização dona do serviço.
- Identificado a URL principal da organização, geralmente o site institucional da Instituição.
- Criar um arquivo de validação, dentro da estrutura do site institucional: esse arquivo é do tipo texto comum, onde será colocado o TOKEN para validação pelo Login Cidadão Gov.br.
- Nome da Organização: o nome sugerido para ser colocado como identificador da empresa ou órgão envolvido, responsável pelo serviço.
- URL principal da Organização: a URL principal, onde poderá ser validado o nome da Organização e precisa ser válida, ser pública e somente serão aceitas aquelas que estão em produção com certificado digital (protocolo https).
- Arquivo de Validação: o arquivo criado no passo anterior, onde será colocado o TOKEN. Após a inclusão da organização, um token será gerado e repassado ao solicitante, para que inclua dentro do arquivo gerado, validando assim o cadastro e identificando a organização como verificada.
- Organização dona do serviço.
- Nome do Serviço.
- Nome, e-mail contato e CPF do responsável pelo serviço.
- Ambiente de cadastro: HML (utilizado para desenvolvimento e testes) / PROD (utilizado para serviços em produção.
Obs.: Para o ambiente de Produção, todos as URLs devem estar com certificado digital (protocolo https). - Escopo inicial (campos que o serviço poderá vir a solicitar do cidadão), ex.: nome, email e cpf.
- Dados técnicos conforme formulário abaixo:
- Nome
- E-mail (indicado uso do e-mail institucional)
- CPF