Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tudo Fácil: serviços públicos em um só lugar

O Tudo Fácil é um programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul que reúne, em um único local, diversos serviços públicos estaduais, federais e municipais voltados ao atendimento do cidadão. O projeto faz parte da estratégia de Ampliação e Modernização dos Canais Integrados de Atendimento ao Cidadão, tendo como principal objetivo fortalecer a relação entre o Estado e a população. A iniciativa busca simplificar processos, promover a inclusão digital e oferecer um modelo de atendimento integrado, híbrido e ágil.

Atualmente, o programa conta com dez unidades em funcionamento: Porto Alegre (Centro, Zona Sul e Zona Norte), Lajeado, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande, Passo Fundo, Santa Maria e Gravataí. Novas unidades também estão sendo planejadas para outros municípios do Estado. 

No Tudo Fácil, o cidadão pode solicitar documentos, realizar consultas, fazer agendamentos e obter informações sobre mais de 750 serviços públicos oferecidos pelo Estado, pelo acesso ao portal rs.gov.br.

Entre os serviços mais procurados estão o agendamento, emissão e retirada da Carteira de Identidade Nacional (CIN), a emissão da CIPTEA, a 2ª via de contas de água e luz, a emissão de alvará de folha corrida e certidão de antecedentes criminais, além de orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital. Também estão disponíveis agendamentos e atendimentos do Detran RS, serviços disponibilizados no site do Procon RS, IPE Prev e IPE Saúde, além de serviços oferecidos por meio de parcerias e convênios firmados com as prefeituras e outros órgãos públicos.

Criado em 1998, o Tudo Fácil tem como missão aproximar o cidadão dos serviços públicos, oferecendo um atendimento rápido, integrado e humanizado. Conjuntamente, essas ações demonstram o compromisso do governo estadual em ampliar o acesso da população aos serviços públicos.

As unidades funcionam sob a gestão e coordenação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), reunindo diversos órgãos estaduais que trabalham de forma conjunta para resolver as demandas da população e garantir a satisfação e confiança dos cidadãos.

Unidades do Tudo Fácil em Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre possui três unidades, distribuídas em diferentes regiões para facilitar o atendimento à população:

Tudo Fácil Centro

Localização: Avenida Júlio de Castilhos, 235 – 3º andar do POP Center – Centro Histórico

Horário: segunda a sexta, das 7h às 19h; sábado, das 9h às 13h

 

Tudo Fácil Zona Norte

Localização: Avenida Assis Brasil, 2611 – Bairro Cristo Redentor

Horário: segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado, das 10h às 14h

 

Tudo Fácil Zona Sul

Localização: Avenida Wenceslau Escobar, 2666 – Bairro Tristeza

Horário: segunda a sexta, das 8h às 18h

 

Unidades do Tudo Fácil na região metropolitana e interior

 

Tudo Fácil Caxias do Sul

Localização: Avenida Rio Branco, 425, Bairro São Pellegrino - 1º andar do Bourbon Shopping San Pellegrino

Horário: segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado, das 10h às 14h

 

Tudo Fácil Lajeado

Localização: BR 386, Km 346 - Shopping Lajeado

Horário: segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado, das 9h às 13h

 

Tudo Fácil Passo Fundo

Localização: Avenida Presidente Vargas, 1610, Bairro São Cristóvão - Passo Fundo Shopping

Horário: segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado, das 10h às 14h

 

Tudo Fácil Pelotas

Localização: Rua Professor Doutor Araújo, 14, Centro -  POP CENTER

Horário: segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado, das 9h às 13h

 

Tudo Fácil Rio Grande

Localização: Avenida Engenheira Lúcia Maria Balbela Chiesa, 2842 - Partage Shopping Rio Grande

Horário: segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado, das 10h às 14h

 

Tudo Fácil Santa Maria

Localização: Rua Pinheiro Machado, 2366, Centro -  Vitta Center "subsolo 1"

Horário: segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado, das 9h às 13h

Tudo Fácil Gravataí

Localização: Avenida Centenário, 555, Centro - 2º andar do Gravataí Shopping

Horário: segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado, das 10h às 14h

Atendimento geral: 155 (Alô RS)

Chat: Atendimento disponível no portal rs.gov.br

RS.GOV.BR - Portal de Serviços Digitais