Documentação Login Cidadão Gov.br

O que é o Login Cidadão Gov.br?

Login Cidadão Gov.br é um sistema de autenticação unificada que atua como um provedor de identidade para serviços/sistemas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul integrado ao Acesso Único do Governo Federal. Seu foco de utilização é para entidades governamentais provendo acesso ao cidadão.

Como breve histórico, o projeto do Login Cidadão Gov.Br surgiu em dezembro de 2013 e começou a ser desenvolvido na PROCERGS. Em 2015 o Login Cidadão Gov.br passou a suportar o protocolo OpenID Connect e OAuth2 e desde março de 2020 foi integrado ao Acesso Gov.br do Governo Federal, com esta integração passamos a chamar o produto de Login Cidadão Gov.br.

fix Login infografico

Decreto

Conforme o Decreto 55.912 - Identificação Digital Integrada  a partir de sua vigência, todos os serviços digitais do Estado do RS, que exigem identificação do cidadão, devem utilizar o Login Gov.br (integrado ao Login Cidadão Gov.Br).

Como funciona a integração com o GovBr?

O Login Cidadão Gov.br continua existindo como uma camada intermediária, que tem por objetivo a gestão de todos os serviços do Estado, como pode ser visto na imagem abaixo:

Infográfico ilustrativo da integração do Gov.br com o Login Cidadão
Infográfico ilustrativo da integração do Gov.br com o Login Cidadão - Foto: PROCERGS
Dessa forma, basta um serviço do Estado estar integrado ao Login Cidadão Gov.br para já estar usando o Gov.br de forma transparente.

Para o cidadão/usuário basta utilizar o mesmo usuário e senha do GovBr.