Enchentes de setembro de 2023

As chuvas intensas que afetaram o Rio Grande do Sul na primeira semana de setembro causaram mortes e destruíram dezenas de cidades. As enchentes causadas pelo evento climático extremo levaram o Executivo estadual a declarar estado de calamidade pública ou emergência nos municípios afetados.

As pessoas afetadas pelas enchentes foram cadastradas pelo Estado por meio das equipes municipais de Assistência Social para recebimento de auxílio financeiro de R$ 2,5 mil para famílias desalojadas ou desabrigadas e R$ 700 para famílias atingidas, ou seja, que tiveram dano parcial na residência mas que nela permanecem.

Nesta fase do programa, foram atendidas 2.611 famílias e o valor total dos pagamentos chegou a R$ 5.222.500.

Quem pode receber

Podem receber o auxílio do Programa Volta por Cima, para afetados pelas enchentes de setembro, pessoas que cumpram integralmente os requisitos:

Quem pode receber
  • Terem sido afetadas (desabrigadas, desalojadas ou atingidas) em razão das enchentes ocorridas entre os dias 2 e 6 de setembro.
  • Residirem em municípios incluídos no Decreto Estadual nº 57.197 (15/09/2023) ou com decreto de emergência próprio homologado pelo Estado.
  • Terem formulário incluído pelas equipes de Assistência Social municipais no site do programa.
  • Serem classificadas no CadÚnico como pobres ou extremamente pobres.