Ciclone de junho 2023

Com o Programa Volta por Cima, o governo do Estado concedeu um auxílio financeiro às famílias atingidas pelo ciclone extratropical que passou pelo Estado na madrugada de 15 para 16 de junho.

Nesta fase do programa, foram atendidas 1.776 famílias e o valor total dos pagamentos chegou a R$ 4.440.000.

São R$ 2.500 para cada núcleo familiar com o objetivo de amenizar os prejuízos do maior desastre natural relacionado a chuvas intensas das últimas quatro décadas no Rio Grande do Sul. A execução dos pagamentos é viabilizada por orçamento da Assistência Social.

Os municípios abrangidos são aqueles atingidos pelas chuvas intensas causadas pelo ciclone e que tiveram decreto de situação de emergência ou calamidade homologado pelo governo do Estado.

Conheça os municípios atingidos (.pdf 117,69 KBytes)

Esses municípios receberam o formulário a ser respondido por cidadãos atingidos pelos efeitos do ciclone às equipes locais de Assistência Social, cujos dados foram analisados pelo Estado para identificar os que atendiam aos critérios desta etapa do programa.

Foram identificadas mais de 1,7 mil famílias que se enquadram nos requisitos para recebimento do auxílio em 24 municípios. Confira abaixo a lista de cidades que têm beneficiários:

Cidades com beneficiários (.pdf 496,40 KBytes)

Quem pode receber

Podem receber o auxílio do Programa Volta por Cima, para afetados pelo ciclone de junho, pessoas que cumpram integralmente os requisitos:

• Desabrigados ou desalojados em razão do ciclone extratropical da madrugada de 15 para 16 de junho.
  • Em municípios com decreto de emergência homologado pelo Estado.
  • Com formulário coletado pelas equipes de Assistência Social municipais até 30 de junho.
  • Classificadas no CadÚnico como pobres ou extremamente pobres.