Saiba se você tem direito
O recebimento do auxílio financeiro do Programa Volta por Cima ocorre exclusivamente por meio do Cartão Cidadão. Os créditos para os afetados pelos eventos adversos incluídos no programa pelo decreto estadual nº 57.280 (26/10/2023) iniciam no dia 4 de dezembro
- Quem já retirou o cartão em função de outros programas do governo pode usá-lo normalmente a partir da data do crédito
- Cidadãos que ainda não tinham o cartão terão o documento emitido automaticamente, devendo se dirigir à agência do Banrisul designada na sua cidade a partir de 7 de dezembro. Consulte a listagem de agências aqui: Agências de entrega do Cartão Cidadão - todos os eventos (.pdf 466,60 KBytes)
- ATENÇÃO, BENEFICIÁRIOS DE MUÇUM E ROCA SALES: todas as pessoas enquadradas no Volta por Cima nesses dois municípios terão novo cartão emitido e deverão buscar nas agências do Banrisul
- Para retirar o Cartão Cidadão, é preciso apresentar documento de identificação com foto e número de CPF – físico ou digital (via gov.br)
- Em caso de perda do documento de identificação, é possível apresentar o boletim de ocorrência, preferencialmente contendo nome completo, data de nascimento, naturalidade, números de CPF e RG e nome do pai e da mãe
- Se você perdeu o cartão, ligue para 0800-5412323 (segunda a sexta-feira das 8h às 20h, e sábados das 8h às 14h) e solicite a emissão da segunda via. Lembrando que moradores de Muçum e Roca Sales não precisam solicitar
Informe seu CPF para consultar se tem direito ao benefício:
R$ 2.500 para famílias desalojadas/desabrigadas
R$ 700 para famílias atingidas