Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Consultar a Feira Virtual da Agricultura Familiar - FEVAF

Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural

Descrição

Em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR, a Emater/RS-Ascar idealizou e desenvolveu a plataforma da Feira Virtual da Agricultura Familiar – Fevaf, que tem por objetivo aproximar, por meio de atendimento virtual, as agroindústrias e os agricultores familiares do Rio Grande do Sul, que tenham produção para vender diretamente ao consumidor.

A plataforma coloca em prática uma forma alternativa de escoamento da produção por meio de atendimento virtual, especialmente neste período de quarentena e isolamento por conta da pandemia, evitando o contágio e a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

É uma plataforma que permite conectar consumidores a produtores em cada município do Estado do Rio Grande do Sul. O agricultor familiar atendendo os requisitos, poderá cadastrar-se junto ao Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar. Já o consumidor ao acessar a plataforma Fevaf, encontrará no link  fornecedor os campos para pesquisa. Ao clicar em um dos campos ou selecionar um produtor, abrirá uma tela com os seguintes dados: o nome do responsável, o(s) produto(s) comercializados, os dias de entrega e o contato.

No hotsite da Fevaf também são apresentadas dicas de alimentação e de prevenção e enfrentamento ao Covid-19.

Pré-Requisitos

Cumprir os requisitos descritos na lei 11.326/2006 que define os critérios de enquadramento do agricultor familiar, empreendedor familiar rural, aquicultores, silvicultores, pescadores artesanais, povos indígenas e remanescentes de quilombos rurais, que serão  verificados pelos técnicos(as) da Emater/RS-Ascar.
As agroindústrias, cooperativas e os agricultores familiares interessados em  serem divulgados no hotsite para comercialização de seus produtos diretamente com o consumidor devem entrar em contato com o Escritório da Emater/RS-Ascar de sua cidade para preenchimento de formulário digital específico e posterior inclusão.

Etapas para realização do serviço

Presencial nos Escritórios Municipais da Emater-RS/Ascar para o cadastro dos fornecedores na plataforma de serviços e on-line para os consumidores.

Documentos Necessários

- Agricultores individuais devem apresentar DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF.
- Agroindústrias familiares devem apresentar certificado de inclusão no PEAF – Programa Estadual de Agroindústria Familiar.
- Cooperativas devem apresentar DAP jurídica – Declaração de Aptidão ao PRONAF.

Os consumidores terão acesso direto ao site para consulta aos fornecedores de alimentos da agricultura familiar.

Prazo

Imediato para consulta efetuada pelos consumidores ao site.

Para os produtores da agricultura familiar, o prazo para a efetivação do cadastro varia conforme a demanda.

Quanto custa?

Gratuito.

Onde pagar?

Gratuito.

Onde Fazer?

No link http://www.emater.tche.br/site/regionais/regionais.php, o cidadão encontrará todos os endereços e contatos dos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar.


Período de Prestação

A prestação de serviços nos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar ocorre de segundas às sextas-feiras, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30, exceto feriados.

RS.GOV.BR - Portal de Serviços Digitais