Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Interpretar a Análise de Solo e Recomendar a Adubação e Calagem

Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural

Descrição

As recomendações de adubação e calagem são realizadas a partir dos resultados das análises de solo que os agricultores apresentam no Escritório da Emater/RS. Antes dos agricultores encaminharem as amostras de solo aos laboratórios oficiais, os extensionistas orientam os agricultores sobre as técnicas de amostragens de solo, a fim de que a amostra seja representativa da área a ser cultivada e de forma que os resultados das análises sejam consistentes. O agricultor coleta a(s) amostra(s) e encaminha aos laboratórios oficiais de análise de solo, com as informações de área, cultivo anterior e localização.

Após, o agricultor encaminha o laudo das análises do laboratório ao técnico da Emater/RS-Ascar para realizar as interpretações. As interpretações e recomendações são realizadas de acordo com manual de calagem e adubação para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, elaborado pela Comissão de Química e Fertilidade do Solo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, através de um programa em meio digital denominado FERTFACIL. Este programa funciona através de um navegador on-line que pode ser acessado por meio de notebook, tablets ou celular pelo técnico cadastrado. Os técnicos da Emater/RS-Ascar lançam os dados das análises no sistema e realizam as interpretações e as recomendações de calagem e adubação para as culturas. O agricultor recebe um laudo impresso pelo programa ou um arquivo em meio digital por e-mail ou whatssap para fazer aquisição dos insumos necessários no momento da implantação da cultura e obtenção de boa produtividade e produção. Os resultados das análises de solo, bem como as recomendações para as culturas, ficam armazenadas num banco de dados no sistema, podendo ser acessados pelos técnicos a qualquer momento. Este sistema permite obter um banco de dados a nível municipal, regional e estadual da acidez e da fertilidade geral dos solos ou por cultura. Através deste banco de dados, poderão ser estabelecidas políticas públicas condizentes à necessidade de investimentos em calagem e adubação no estado do Rio Grande do Sul.

Pré-Requisitos

O pré-requisito para a recomendação de calagem e adubação é o laudo de análise do solo do laboratório oficial, o qual pode ser obtido com um técnico da Emater/RS-Ascar.


Etapas para realização do serviço

Presencial.

Documentos Necessários

Laudo de análise do solo

CPF e número da matrícula da propriedade

Prazo

O prazo é imediato no momento da apresentação da análise.

Quanto custa?

Gratuito.

Onde pagar?

Gratuito,

Onde Fazer?

No link http://www.emater.tche.br/site/regionais/regionais.php, estão listados todos os endereços e contatos dos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar.

Período de Prestação

A Emater/RS-Ascar está aberta de segundas às sextas-feiras, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30, exceto feriados.

RS.GOV.BR - Portal de Serviços Digitais