Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Avaliação Psicológica

Departamento Estadual de Trânsito

Descrição

A avaliação psicológica para habilitação tem por objetivo avaliar as condições psicológicas dos candidatos que pretendem conduzir veículos e compartilhar as vias com os demais participantes do trânsito. 

Compreende, necessariamente, duas etapas: uma entrevista individual e a realização de testes psicológicos. Os resultados da avaliação psicológica podem ser: apto, apto com validade, inapto temporário ou inapto.

A avaliação psicológica será exigida nos serviços de primeira habilitação/reinicio de processo e nos serviços em que o cidadão informar que deseja exercer atividade remunerada (EAR) com o veículo.

Também poderá ser solicitada nas seguintes situações:

  • quando o resultado da última avaliação realizada pelo candidato for apto com validade;
  • a critério médico, caso julgado necessário;
  • caso indicada pelo DetranRS em situações específicas. 

Pré-Requisitos

Abrir um serviço de habilitação que tenha como etapa obrigatória a avaliação psicológica.

Etapas para realização do serviço

  1. Compareça a um CFC (Centro de Formação de Condutores) do seu município de residência ou domicílio;
  2. Apresente a documentação necessária para o serviço de habilitação que deseja se candidatar;
  3. Verifique a necessidade de realização de avaliação psicológica para o serviço que está solicitando;
  4. Obtenha a guia GAD-E para pagamento das taxas;
  5. Efetue o pagamento dos valores em qualquer dos bancos conveniados;
  6. Realize a avaliação psicológica.

Documentos Necessários

É obrigatória a apresentação da CNH, se estiver válida, no dia do exame. Caso não possua CNH válida o candidato deverá apresentar qualquer documento oficial de identificação. 

Prazo

O tempo da avaliação é variável. Recomenda-se que o candidato reserve no mínimo uma hora e meia para sua realização. Dessa forma, é importante não agendar compromissos em horário próximo ao agendado para realização da avaliação psicológica.

Quanto custa?

A taxa de avaliação psicológica é R$ 89,69. O valor total a ser pago dependerá do serviço que o candidato pretende realizar.

Condutores com 65 ou mais na data de abertura do serviço têm direito à redução de 40% nas taxas relativas a renovação da CNH, ficando a avaliação psicológica com o custo de R$ 53,81.

Onde pagar?

A GAD-E é paga através dos bancos conveniados: Banco do Brasil (só para clientes BB), Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários), Bradesco, Santander, Sicredi, ou nas Lotéricas da Caixa. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (BB), etc.

Onde Fazer?

A avaliação psicológica para habilitação deve ser realizada em um CFC (Centro de Formação de Condutores) do município de residência ou domicílio do condutor.

RS.GOV.BR - Portal de Serviços Digitais