CRAI - Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil do RS
Secretaria da Saúde
Descrição
Trata-se de um Centro Integrado que compõe o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e atende crianças e adolescentes com até 18 anos de idade vítimas ou testemunhas de violência. O dispositivo é formado por uma equipe multidisciplinar e reúne ações da saúde e da segurança pública, fornecendo acompanhamento integral, desde o acolhimento da vítima, avaliação clínica, registro da ocorrência policial, preparação para perícia médica e notificação ao conselho tutelar até o encaminhamento da criança ou do adolescente para acompanhamento na rede de proteção do seu município de origem.
Atualmente, o Estado do Rio Grande do Sul conta com a atuação de sete CRAIs em seu território, são eles:
CRAI Porto Alegre: localizado junto ao Hospital Presidente Vargas, o serviço é pioneiro no Estado e serve de modelo a outros municípios, com atuação desde 2003.
CRAI Caxias do Sul: localizado junto ao Hospital Geral - Fundação Universidade de Caxias do Sul, com atuação desde 05 de maio de 2022.
CRAI Canoas: localizado no Ambulatório de Especialidades, junto ao Hospital Universitário de Canoas (HU), com atuação desde maio de 2018.
CRAI Pelotas: localizado junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, com atuação desde 26 de setembro de 2022.
CRAI Rio Grande: localizado junto ao Hospital Universidade Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior, com atuação desde 15 de março de 2023.
CRAI Bento Gonçalves: localizado junto ao Complexo de Saúde onde está a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Botafogo, com atuação desde 28 de junho de 2024.
CRAI Santa Maria: localizado junto ao Hospital Universitário de Santa Maria - HUSM, com atuação desde 23 de setembro de 2024.
Público
Crianças e adolescentes com até 18 anos de idade vítimas ou testemunhas de violência
Pré-Requisitos
Podem encaminhar ao CRAI todos os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente: Sistema de Saúde (Atenção Primária/ESF, Hospitais, Unidades de Urgência, CAPS e CAPSi), Assistência Social (CRAS, CREAS, Unidades de Acolhimento, entre outros), Educacional (Escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio), Justiça e Segurança Pública (Ministério Público, Juizados, Defensorias Públicas, Delegacias), Conselho Tutelar, Conselhos de Direitos, Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) e sociedade civil.
Link para maiores informações
Quanto custa?
Gratuito
Procedimentos para Receber e Responder as Manifestações
ouvidoria-sus@saude.rs.gov.br
Mecanismos de Consulta sobre o Andamento do Serviço e Manifestação
ouvidoria-sus@saude.rs.gov.br