Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Venda Digital

Departamento Estadual de Trânsito

Descrição

Preenchimento e assinatura da documentação para transferência de veículos por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Pré-Requisitos

Essa opção está disponível no RS para pessoa física que possui veículo com documentação exclusivamente digital emitida a partir de janeiro de 2021, na qual os dados sobre a propriedade e sobre o licenciamento do veículo estão reunidos no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e). 

Para realizar a transação eletronicamente, é necessário que o atual e o novo proprietário do veículo utilizem o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), com cadastro prata ou ouro no gov.br.

Etapas para realização do serviço

  1. Abra o aplicativo no celular e faça o cadastro/login com o gov.br (nível prata ou ouro).
  2. O atual proprietário deve registrar a intenção de venda na CDT, informando o CPF do comprador para que seja gerada a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e).
  3. O adquirente/comprador é notificado, assina digitalmente, depois o vendedor também assina e a autorização vai para o sistema da Senatran. 
  4. Será necessário confirmar a transação por meio da validação com biometria facial, o que previne contra golpes e fraudes.
  5. Para concluir o processo, o novo proprietário deve efetivar a transferência, levando o veículo para ser vistoriado no Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA). Alguns CRVAs atendem por agendamento, informe-se no de sua preferência. Clique aqui e veja mais detalhes.
  6. Finalizado o processo de transferência, será gerado ao novo proprietário o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e). 

RS.GOV.BR - Portal de Serviços Digitais