Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Credenciamento de empresas e profissionais junto ao DetranRS

Departamento Estadual de Trânsito

Descrição

Empresas e profissionais que desejam obter credenciamento junto ao DetranRS, podem fazer a solicitação via sistema informatizado e encaminhar a documentação exigida, digitalizada, de forma virtual.

Pré-Requisitos

A solicitação deve ser feita por Pessoa física (CPF), com cadastro prévio na Central de Serviços, autenticado com selo prata ou ouro.

QUEM PODE SOLICITAR CREDENCIAMENTO

Para credenciamento em atividade profissional, somente a própria pessoa interessada poderá encaminhar a solicitação:

- Profissionais de CFC (Diretores, Médicos, Psicólogos, Instrutores),

- Profissionais de CRVA (IVDs),

- Despachantes e Prepostos.

Para credenciamento de empresa, o proprietário/sócio da empresa ou alguém documentalmente autorizado por ele poderá fazer esta solicitação.

Etapas para realização do serviço

Através da Central de Serviços, o cidadão (pessoa física), solicitará acesso ao Sistema GEP – Gestão de Empresas e Profissionais, através do qual irá abrir solicitação de credenciamento, encaminhar documentos, realizar correções necessárias e acompanhar o andamento do processo. Na Central de Serviços estarão disponíveis apenas as informações sobre o último andamento de cada processo já aberto.

O passo a passo para solicitação dos credenciamentos já disponíveis de forma virtual pode ser obtido nos Manuais de Credenciamento, no site do DetranRS, clicando aqui. No mesmo local, estão disponíveis as informações e documentos exigidos para cada tipo de credenciamento, seja para profissional ou para empresa. 

RS.GOV.BR - Portal de Serviços Digitais