Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Acompanhar a solicitação de agendamento para consulta especializada

Secretaria da Saúde

Descrição

Acessando o site https://prefeitura.poa.br/saudecidadao, o cidadão confirma sua presença na consulta, bem como verifica a situação da sua solicitação, com informações sobre prioridade de atendimento classificada pelo regulador, tempo médio de espera para esta especialidade e a prioridade classificada, bem como o tempo total de espera que o paciente aguarda na fila desde o início da solicitação. Para isso, basta informar o número do seu Cartão SUS e o código de acesso constante no cupom de agendamento/solicitação da consulta. 

Pré-Requisitos

Possuir solicitação de consulta especializada cadastrada no sistema

Etapas para realização do serviço

Os cadastros das solicitações são feitos pelas unidades básicas de saúde de referência de cada paciente;

Documentos Necessários

Cartão SUS e documentos de identificação, bem como indicação médica para a consulta especializada, emitida pela unidade de saúde.

Prazo

Não se aplica

Quanto custa?

Acesso gratuito

Onde pagar?

Não se aplica

Período de Prestação

Conforme demanda em fila de espera

Prioridades de Atendimento

O Gercon permite priorizar, através da informatização, as demandas por consultas especializadas mais graves e urgentes, e não apenas por simples ordem de entrada no sistema. Pelo Gercon, as unidades de saúde registram as solicitações a partir de um formulário padrão, classificando a prioridade de acordo com critérios pré-definidos de classificação de risco. O agendamento ocorre de acordo com a complexidade, a regionalização e o tempo que o paciente aguarda na fila de espera pela consulta especializada. 

Mecanismos de Comunicação

Contato com a Unidade de Referência do usuário ou acesso ao site https://prefeitura.poa.br/saudecidadao#/, mediante informação do código de acesso que vem impresso no cupom de solicitação da consulta.

Procedimentos para Receber e Responder as Manifestações

Após agendamento da consulta, a unidade de saúde fará contato telefônico com o usuário para comunicar o dia agendado e confirmar a possibilidade de presença na consulta, sendo imprescindível manter os telefones atualizados junto à sua Unidade de referência.

Mecanismos de Consulta sobre o Andamento do Serviço e Manifestação

O acesso ao Gercon é feito pelas Unidades de Saúde de referência de cada cidadão, devendo esta ser o contato padrão para que o usuário busque informações atualizadas ou altere a situação da sua solicitação de consulta. No ato da solicitação, um código de acesso é gerado para que possa ser consultada a situação dos agendamentos e solicitações, através do site https://prefeitura.poa.br/saudecidadao#/.

RS.GOV.BR - Portal de Serviços Digitais