Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Calendário Esportivo

Secretaria Esporte e Lazer

Descrição

Divulga o calendário esportivo dos eventos promovidos pela Secretaria do Esporte e Lazer


O Calendário encontra-se temporariamente suspenso em razão da epidemia de Covid-19.



Eventos que integram o calendário:



Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs)

Em diversos municípios do RS.

Organizado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), o Cergs é uma competição estudantil que envolve as escolas particulares do Estado e escolas públicas, nas modalidades não contempladas no Jogos Escolares do RS (Jergs), evento que reúne os colégios públicos gaúchos organizado pela Secretaria de Educação. 

Os vencedores do Cergs poderão disputar as vagas dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), evento nacional, realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro com os vencedores dos Jergs.



Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs)

Em Porto Alegre.

Promovido pela SEL, o Paracergs é uma competição que tem como finalidade estimular a participação de estudantes com deficiência física, visual e ou intelectual. Podem participar alunos com idade de 11 a 18 anos – categorias feminino e masculino. Nas modalidades bocha, tênis de mesa, atletismo, goalball, judô, natação, futebol PC, basquete em cadeiras de rodas 3x3, parabadminton, futebol de 5 e vôlei sentado.

A classificação do Paracergs poderá ser também utilizada para a seletiva para as Paralimpíadas Escolares, evento nacional realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.


Gauchão de Várzea

Em diversos municípios do RS.

Realizado pela SEL, o campeonato de futebol de várzea tem o objetivo de promover o intercâmbio e entretenimento entre as diversas regiões do Estado, com equipes de vários municípios nessa modalidade esportiva. Oportunidade para trocar experiências, valores, culturas e intensificar em cada um a emoção por meio do esporte.


Jogos Intermunicipais Paradesportivos do RS (Parajirgs)

Realizado pela SEL, os jogos compõem o evento que desenvolve uma política pública de inclusão, viabilizando a participação de atletas com deficiências físicas, visuais e/ou intelectuais, representantes dos diversos municípios do RS, assim como potencializa a representação paradesportiva do Estado em âmbito nacional e internacional. Atletas a partir de 16 anos participam nas modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, esgrima em cadeira de rodas, goalball, judô, natação, futebol PC, basquete em cadeira de rodas 3x3, futebol de cinco, vôlei sentado e tênis de mesa, nas categorias feminino e masculino.


Jogos de Integração da Pessoa Idosa

O evento é realizado pela SEL e tem como finalidade promover e difundir a integração entre idosos por meio da prática e vivência de atividades físicas, esportivas, sociais e culturais, contribuindo para a promoção da autonomia e cidadania. Durante os jogos são realizadas as seguintes modalidades: atividades esportivas (câmbio, basquete contra o relógio e handebol por zona) e atividades recreativas, sociais e culturais (atividades aquáticas, jogos de mesa, caminhadas, dança, atividades de expressão corporal e atividades sociais).


Pré-Requisitos

Conforme regulamento de cada evento.

RS.GOV.BR - Portal de Serviços Digitais