Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CRLV Digital

Departamento Estadual de Trânsito

O que é?

É a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), gerada em um smartphone ou outro dispositivo móvel, por meio do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito. A adesão é opcional. Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica. O CRLV digital pode ser compartilhado com outras pessoas que utilizam o mesmo veículo, desde que todos tenham instalado, em seus dispositivos móveis, o aplicativo CDT.

Pré-Requisitos

  • Licenciar o veículo para o ano em exercício.
  • Baixar o aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, oferecido pelo Serpro, pela Google Play Store e pela App Store.
  • Fazer o cadastramento no aplicativo e informar e-mail e número do celular para confirmar a ativação do cadastro. 

Forma de Solicitação

Via aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no seu dispositivo móvel.

Quem já possui a CNH digital poderá adicionar os documentos de licenciamento dos veículos de sua propriedade, que estarão listados no aplicativo. Basta clicar no símbolo + e gerar o CRLV digital. 

Quem ainda não possui a CNH digital, precisará abrir o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e fazer o login com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha. Usuários novos, precisarão realizar o cadastro seguindo o passo a passo informado.

Vencida essa etapa, clique no símbolo + para adicionar o CRLV digital. Para validar o documento eletrônico, basta informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma chave de acesso de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. 

O CRLV digital ficará disponível para visualização/consulta toda a vez que o aplicativo for aberto e for informada a senha de quatro dígitos, mesmo off-line, ou seja, sem internet.

Quanto custa?

A geração do CRLV eletrônico não tem custo.

RS.GOV.BR - Portal de Serviços Digitais