Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Chamar 192 – Samu

Secretaria da Saúde

O que é?

Ao instalar o aplicativo e cadastrar seus dados básicos, o acionamento ao serviço de urgência e emergência SAMU 192  se torna muito mais rápido!

O aplicativo utiliza  as informações cadastradas e os dados de GPS para indicar ao SAMU a localização do solicitante. Podendo inclusive, ser acionado por um familiar para um outro endereço.  

Seus dados cadastrados e a sua ligação entram no mesmo instante que o atendente recebe seu chamado. Com isso, seu atendimento fica muito mais ágil!


Locais e Forma de Prestação de Serviço

O SAMU 192 é o serviço de atendimento às urgências de saúde do cidadão, conforme a área de cobertura implantada no Estado.

Prioridades de Atendimento

Após o contato do cidadão com a Central de Regulação do SAMU 192, a partir dos dados fornecidos, os profissionais reguladores decidem se é necessário o envio da ambulância ou é suficiente uma orientação.

Para as situações que exigem envio de ambulância, o regulador classifica a prioridade e aciona a base onde fica a equipe de atendimento, a qual se desloca ao local do chamado.


Mecanismos de Comunicação

O acesso ao serviço pode ser feito pelo telefone 192 ou pelo aplicativo Chamar 192 (App).

Ao instalar o aplicativo e cadastrar seus dados básicos, o acionamento ao serviço de urgência e emergência SAMU 192 se torna muito mais rápido, pois não é necessária a etapa de identificação do cidadão, no momento da urgência.

Além disto, o aplicativo utiliza as informações cadastradas e os dados de GPS para indicar ao SAMU a localização do cidadão que está solicitando o atendimento.


Procedimentos para Receber e Responder as Manifestações

Para solicitar o atendimento do SAMU, para si ou para outra pessoa, o cidadão deve ligar para o telefone 192 ou acionar pelo aplicativo Chamar 192.

Nas situações em que o atendimento no local é considerado necessário pelo profissional regulador, o deslocamento da equipe é imediato e o tempo de chegada no local depende da distância e das condições do trânsito.


Mecanismos de Consulta sobre o Andamento do Serviço e Manifestação

Caso a ambulância esteja demorando para chegar ao local do chamado, é possível ligar novamente para o 192, pedindo mais informações sobre este deslocamento.

Para os chamados via aplicativo, futuramente, será possível visualizar o deslocamento da ambulância através do mesmo.


AJUDE O SAMU A SALVAR VIDAS! SOLICITE ESTE SERVIÇO SOMENTE EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA!

RS.GOV.BR - Portal de Serviços Digitais