Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Página inicial > Últimas > Segurança Pública criará câmara temática de combate ao comércio ilegal

Segurança Pública criará câmara temática de combate ao comércio ilegal

Segurança Pública criará câmara temática de combate ao comércio ilegal
Ógrão contará com participação de órgãos federais, estaduais, municipais e de entidades representativas da sociedade civil organizada - Foto: Claiton Silva/SSP - Download HD (138,00 kB)

O combate ao comércio ilegal e à pirataria será enfrentado de maneira sistêmica pela Segurança Pública do Rio Grande do Sul. O Gabinete de Gestão Integrada da SSP passará a contar com uma câmara temática sobre o tema, que contará com a participação de órgãos federais, estaduais, municipais e de entidades representativas da sociedade civil organizada.

A decisão foi tomada pelo secretário Cezar Schirmer, nesta terça-feira (14), após reunião com o deputado estadual Frederico Antunes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Proibição da Venda de Produtos Contrabandeados da Assembleia Legislativa. Para o secretário, trata-se de um tema que deve ser encarado com muita seriedade e ações integradas.

"Não se trata apenas de combater a pirataria, mas de construir uma política mais ampla, que agregue ações nas áreas da saúde, vigilância sanitária e fiscalização tributária, por exemplo. Para isso, é fundamental a participação da sociedade e das prefeituras, que sofrem diretamente com a questão", avaliou Schirmer.

A primeira reunião de trabalho deverá ser realizada na próxima semana. Antes disso, a expectativa é de que operações conjuntas se iniciem ainda em novembro. "Contrabando, pirataria e comércio ilegal de mercadorias movimentaram, no Rio Grande do Sul, R$ 50 bilhões em 2016. Em Porto Alegre, foram mais de R$ 10 bilhões", afirmou o deputado Frederico Antunes.

Participaram também da reunião o executivo do Sinprofar, Guilherme Leipnitz; executivo FCDL, Leonardo Neira; presidente Afocefe, Carlos De Martini Duarte; presidente do Sindilojas POA, Paulo Krause; pela Brigada Militar, Jefferson Jacques; Sefaz, Luiz Roberto Nunes; diretora do Procon RS, Maria Elizabeth Pereira; vice-presidente da Fecomércio, André Roncatto; vice-presidente da Federasul, Sebastião Ventura; chefe de Gabinete do Ministério Público, Júlio César de Melo; delegado da Polícia Federal, André Luiz Epifânio; vice-presidente do ACPA, Raul Cohen e o secretário de Segurança Pública de Porto Alegre, Kleber Senisse.

Texto: Claiton Silva, com informações de ALRS
Edição: Gonçalo Valduga/Secom


Endereço da página:

Compartilhar:

Governo do Estado do Rio Grande do Sul