Página inicial > Últimas > Segurança Pública criará câmara temática de combate ao comércio ilegal

Segurança Pública criará câmara temática de combate ao comércio ilegal

Ógrão contará com participação de órgãos federais, estaduais, municipais e de entidades representativas da sociedade civil organizada - Foto: Claiton Silva/SSP - Download HD (138,00 kB)

O combate ao comércio ilegal e à pirataria será enfrentado de maneira sistêmica pela Segurança Pública do Rio Grande do Sul. O Gabinete de Gestão Integrada da SSP passará a contar com uma câmara temática sobre o tema, que contará com a participação de órgãos federais, estaduais, municipais e de entidades representativas da sociedade civil organizada.

A decisão foi tomada pelo secretário Cezar Schirmer, nesta terça-feira (14), após reunião com o deputado estadual Frederico Antunes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Proibição da Venda de Produtos Contrabandeados da Assembleia Legislativa. Para o secretário, trata-se de um tema que deve ser encarado com muita seriedade e ações integradas.

"Não se trata apenas de combater a pirataria, mas de construir uma política mais ampla, que agregue ações nas áreas da saúde, vigilância sanitária e fiscalização tributária, por exemplo. Para isso, é fundamental a participação da sociedade e das prefeituras, que sofrem diretamente com a questão", avaliou Schirmer.

A primeira reunião de trabalho deverá ser realizada na próxima semana. Antes disso, a expectativa é de que operações conjuntas se iniciem ainda em novembro. "Contrabando, pirataria e comércio ilegal de mercadorias movimentaram, no Rio Grande do Sul, R$ 50 bilhões em 2016. Em Porto Alegre, foram mais de R$ 10 bilhões", afirmou o deputado Frederico Antunes.

Participaram também da reunião o executivo do Sinprofar, Guilherme Leipnitz; executivo FCDL, Leonardo Neira; presidente Afocefe, Carlos De Martini Duarte; presidente do Sindilojas POA, Paulo Krause; pela Brigada Militar, Jefferson Jacques; Sefaz, Luiz Roberto Nunes; diretora do Procon RS, Maria Elizabeth Pereira; vice-presidente da Fecomércio, André Roncatto; vice-presidente da Federasul, Sebastião Ventura; chefe de Gabinete do Ministério Público, Júlio César de Melo; delegado da Polícia Federal, André Luiz Epifânio; vice-presidente do ACPA, Raul Cohen e o secretário de Segurança Pública de Porto Alegre, Kleber Senisse.

Texto: Claiton Silva, com informações de ALRS