Página inicial > Últimas > Cluster de Saúde amplia rede de relacionamento em evento com alemães

Cluster de Saúde amplia rede de relacionamento em evento com alemães

Cluster de Saúde? amplia rede de relacionamento em evento com alemães
Cluster representou 200 empresas e 50 instituições que compõem a entidade, capitaneada pelo governo do Estado - Foto: Divulgação/Sdect - Download HD (376,00 kB)

Dois dias de estande cheio e mais de duas centenas de novos contatos realizados e que, nos próximos meses, devem culminar na efetivação de negócios. Este é o balanço do Cluster de Tecnologias para a Saúde-RS durante o 35º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que se encerra nesta terça-feira (14) no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

O Cluster participou do evento com espaço para 12 expositores - representando cerca de 200 empresas e 50 instituições que compõem a entidade, capitaneada pelo governo do Estado. À parte esses números, o que chamou a atenção foi o elevado nível das interações de negócios.

"O público do EEBA, composto por representantes de empresas brasileiras e alemãs, se mostrou extremamente qualificado, o que deixou muito satisfeitos os empresários que estiveram conosco", avalia Leonardo Neves, diretor adjunto de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) e coordenador do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais.

Uma das empresas presentes no evento, a Novus, de Porto Alegre, está no mercado há 32 anos e exporta para 60 países. Produz soluções e serviços ligados a dispositivos eletrônicos para indústrias e para a área da saúde, como equipamentos de registro de dados, monitoramento e instrumentação. O executivo de compras da Novus Sulivan Geyer e a analista de vendas Jessica Azevedo afirmaram que é importante estar presente no estande do Cluster, pois é uma oportunidade de divulgar o trabalho e reforçar a presença na Alemanha, onde possuem três parceiros para distribuição de equipamentos.

Além disso, Geyer também sustenta que a participação da empresa no Cluster é relevante para a Novus devido à troca de informações com outros empresários, principalmente no mercado de inovação e tecnologia, sujeito a mudanças constantes.

Outro ponto positivo foi o estreitamento dos laços com o Medical Valley, de Erlangen, na Alemanha, com o qual o Cluster mantém contrato de parceria desde 2016. Empresas e o diretor executivo do aglomerado alemão, Tobias Zobel, estiveram presentes no estande, que serviu como base para reuniões e atendimentos. No dia de abertura, o espaço recebeu a visita do governador José Ivo Sartori.

O EEBA 2017 é uma parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias da Alemanha (BDI, na sigla em alemã), com organização da Fiergs, e apoio da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.

Texto: Bianka Nieckel/Sdect