Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Página inicial > Últimas > Porto do Rio Grande comemora 102 anos com aumento de movimentação

Porto do Rio Grande comemora 102 anos com aumento de movimentação

O complexo acumulou, até outubro, mais de 34,4 milhões de toneladas em movimentações
O complexo acumulou, até outubro, mais de 34,4 milhões de toneladas em movimentações - Foto: Guga VW - Download HD (497,00 kB)

O Porto Novo do Porto do Rio Grande completa, nesta quarta-feira (15), 102 anos de atividade. Construído pela Companhia Francesa dos Portos do Rio Grande do Sul, o Porto Novo é o cais comercial de uso público. A data de sua inauguração passou a ser utilizada como marco inicial de uma organização portuária ininterrupta na cidade do Rio Grande.

Neste aniversário, o complexo acumulou, até outubro, mais de 34,4 milhões de toneladas em movimentações - um aumento de mais de 4,4% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Considerando apenas outubro, o aumento foi de 35%; e o mês, em 2017, fechou com 3,4 milhões de toneladas.

“A data é extremamente importante para o Rio Grande do Sul. São mais de 100 anos auxiliando o desenvolvimento e a geração de emprego e renda para a população”, afirmou o diretor-superintendente Janir Branco.


O Porto do Rio Grande atua com mais de 90 países ao redor do mundo. / Brenda Vieira/SUPRG

A carga geral e o granel sólido tiveram aumento no acumulado do ano, alcançando 9,2 milhões e 21 milhões de toneladas, respectivamente. Os crescimentos são de 3,7% e 4,9%. A soja em grão registrou, até outubro, aumento de mais de 21%. O complexo (óleo, farelo e grão) já atinge 13 milhões de toneladas, o que representa 37,7% de toda a movimentação do Porto do Rio Grande.

“Estamos vendo o crescimento do complexo, mesmo com os desafios que enfrentamos ao longo do ano. Isso mostra que é possível superar os problemas e avançar”, comemorou Janir Branco.

Branco ainda salientou o apoio do governo do Estado às pautas portuárias. “O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, e sua equipe têm trabalhado pela ampliação de cargas e pela qualificação da infraestrutura logística do Estado, dando melhores condições para as cargas chegarem ao porto. Além dele, o governador Sartori e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, estão incansavelmente em busca por melhorias e garantias de recursos para modernização e ampliação do complexo e do Distrito Industrial para, assim, conferir maior competitividade ao Estado”, completou.

Destinos e origens

O Porto do Rio Grande atua com mais de 90 países ao redor do globo terrestre. Até o momento, a China aparece como o principal destino, com mais de 11 milhões de toneladas exportadas. Eslovênia, Coreia do Sul, Irã e Estados Unidos aparecem da segunda à quinta posição entre os principais destinos. Já nas origens, os países que mais enviaram cargas ao Porto do Grande foram, pela ordem, Argentina, Estados Unidos, Marrocos, Argélia e Rússia.

Texto: André Zenobini/Ascom SUPRG
Edição: Sílvia Lago/Secom


Endereço da página:

Compartilhar:

Governo do Estado do Rio Grande do Sul