Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Página inicial > Últimas > Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar é aberta no 32º Hortigranjeiros

Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar é aberta no 32º Hortigranjeiros

A abertura da Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar foi uma das novidades que marcou o primeiro dia do 32º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. Lideranças, agricultores e técnicos de diferentes pontos da região acompanharam o ato nesta quarta-feira (11) na Casa do Leite, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.

Segundo o coordenador da mostra tecnológica, Marcos Eduardo Servat, a atração tem como intenção estimular uma cadeia produtiva maior. "É um primeiro passo para avançar diante de um potencial ecossistema que temos em nossa região, que envolve a produção de alimentos com autores da agricultura familiar, polo metal mecânico, incubadoras de universidades, empreendedores e startups", afirmou.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, ressaltou que a instituição facilita o acesso às tecnologias que melhorem as condições de trabalho e de vida nas propriedades rurais da região e que, por esse motivo, envolveu-se com a organização do espaço. Já o presidente do 32º Hortigranjeiros, Nelson Della Valli, destacou que é se trata da primeira mostra, mas a intenção é dar continuidade à proposta, ampliando a cada edição e com alternativas que possam ser aproveitadas em diferentes escalas de produção.

O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, reiterou a importância de reservar um espaço à ciência e tecnologia que atendem as necessidades locais. "É preciso que o Hortigranjeiros siga com sua atenção voltada ao seu principal foco que é o pequeno produtor e a agroindústria. A mostra tecnológica evidencia o papel pedagógico de demonstrar aquilo que pode ser aproveitado para melhorar nossa produção e nossa realidade. O estímulo ao produtor rural está na gênese do Hortigranjeiros", avaliou.

A Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar contempla equipamentos e tecnologias como sistema hidropônico com circulação inteligente de solução, sistema de carga fotovoltaico isolado, plantadeira de hortaliças, plantadeira de mandioca, GPS rural, aerador chafariz, sistema de cloração de água que pode ser aproveitado em agroindústrias, batedor de melado, tratador automático flutuante para peixes e homogeneizador de dejetos.

As atrações podem ser conferidas em frente à Casa do Leite e ao lado do Hortishow, área destinada especificamente para produtos voltados à produção e manejo de hortigranjeiros. Já no espaço da Casa do Leite estão expostos equipamentos de agroindústrias, fitoterapia animal e uma linha do tempo do cooperativismo em nossa região.

A feira promovida pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Associação de Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa) segue até o próximo domingo (15/10), com entrada gratuita.

Texto: Deise Froelich/Emater-RS
Edição: Gonçalo Valduga/Secom


Endereço da página:

Compartilhar:

Governo do Estado do Rio Grande do Sul