Página inicial > Últimas > Modernização do sistema da Junta Comercial será em outubro

Modernização do sistema da Junta Comercial será em outubro

Presidente da JucisRS, Paulo Roberto Kopschina, foi o entrevistado do programa Governo em Rede - Foto: Sofia Wolff/Especial Palácio Piratini - Download HD (381,00 kB)

A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) deve começar a operar em um novo sistema digitalizado a partir do mês de outubro deste ano, conforme o presidente da autarquia, Paulo Roberto Kopschina. A notícia da mudança de sistemas foi destaque no programa Governo em Rede, desta quarta-feira (13), veiculado pela Rádio Web Piratini.

Entre as vantagens do novo sistema está a agilidade na abertura de empresas. Geralmente, os processos levam em média cinco dias. Já para o registro digital, segundo o tipo de processo, pode levar horas até o prazo máximo de dois dias úteis. Já a baixa, que compreende o fechamento dos empreendimentos, passa a ser de três dias.

"O nosso grande desafio será a troca do sistema, que deve ser feita no dia 12 de outubro, um feriado. Queremos trazer todos os funcionários e postos para Porto Alegre e reuní-los em um treinamento intensivo com 15 técnicos mineiros, em instalações que a Companhia de Processamento de Dados (Procergs) nos cedeu", conta Kopschina.

A integração de todos os profissionais faz parte da última etapa da recepção de processos que demandam os 24 milhões de documentos do órgão, que devem estar 100% digitalizados até março de 2018. De acordo com o presidente, o modelo implantado é pioneiro e importado da Junta Comercial de Minas Gerais. Além dos mineiros e gaúchos, apenas Ceará e São Paulo também aceitam processos digitalizados atualmente.

"Foi um investimento de R$ 5,5 milhões feito por licitação com a empresa paulista Montreal em parceria com o Sebrae, que honra 70% do contrato", explica. "A digitalização vai facilitar em muito a análise dos documentos, internamente, e também a vida do empreendedor. Assim vamos desburocratizar para que os processos se tornem mais ágeis", ressalta.

O presidente informa que já foram registradas mais de 63,3 mil aberturas de empresas em 2017, com predominância das chamadas MEIs (microempreendedores individuais), pela formalização de custo baixo e a oportunidade de superar o desemprego ao constituir o negócio a partir da verba rescisória.

Rede Simples facilita modernização

A mudança do sistema da JucisRS faz parte das diretrizes de modernização do governo do Estado para desburocratizar processos e facilitar o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.

A autarquia está presente em 86 municípios, 33 escritórios regionais e 23 postos de atendimentos pela Rede Simples, que garante o registro facilitado de empreendimentos. Para Kopschina, a tendência é de que mais municípios vão aderir até o final de 2018.

"A Rede Simples veio para facilitar a vida do empreendedor brasileiro. A partir de 2015, passamos a integrar as prefeituras em parceria com o Sebrae. Com o Sistema Integrar, que coloca no mesmo patamar todas as secretarias que são certificadoras, o empreendedor não tem mais aquela batalha de obstáculos em ir de órgão em órgão. O fundamento, na rede, é a entrada única de documentos", esclarece o presidente.

Futuro da Junta

A instituição, fundada em 1877, é uma prestadora de serviços fundamental para o Estado, onde é formalizado o nascimento de empresas de todos os setores. Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, teve autonomia financeira declarada em julho passado.

"Daqui pra frente, faremos a prestação de contas, o excedente vai para o Caixa Único e poderemos fazer investimentos. Nossa previsão é de que mais R$ 1,5 milhão sejam investidos até o final de 2018 para a compra de computadores e novos móveis", acrescenta Kopschina. "A Junta estará com outra cara, muito mais ágil, moderna e facilitando decisivamente o empreendedorismo econômico", comemora.

A apresentação do programa foi de Andréa Martins e Heron Vidal, da Secretaria de Comunicação.

Texto: Letícia Bonato