Página inicial > Últimas > Programa Segunda Água da SDR beneficia 61 famílias no Corede Norte

Programa Segunda Água da SDR beneficia 61 famílias no Corede Norte

Irrigação
A família de Erval Grande é uma das 847 contempladas com o Programa Segunda Água no estado - Foto: Nathalie Sulzbach/ Ascom SDR - Download HD (2,11 MB)

Um total de 61 famílias provenientes do Corede Norte se beneficiam com o Programa Segunda Água, convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Destas, 37 famílias estão recebendo microaçudes com kits de irrigação e outras 24 famílias, microaçude para piscicultura.

O início da instalação dos kits, para famílias que já haviam recebido os microaçudes para irrigação, ocorreu no município de Erval Grande, paralelamente ao treinamento com os técnicos dos escritórios municipais de Emater, conveniada da SDR, dos municípios de Benjamin Constant do Sul, Erval Grande, Faxinalzinho, Itatiba do Sul, Marcelino Ramos e Viadutos. Os técnicos da Emater são responsáveis por capacitar, acompanhar e prestar assistência técnica para as famílias dos agricultores familiares beneficiados. Em todo Estado, 847 famílias já foram contempladas com o Programa Segunda Água.

“A implantação dessas tecnologias permite segurança alimentar e hídrica das famílias em situação de vulnerabilidade social no meio rural do Rio Grande do Sul, e os microaçudes destinados à piscicultura são mais uma alternativa de renda dos agricultores familiares”, destacou o secretário da SDR, Tarcisio Minetto.

A propriedade da família de Darci e Claudete Rodrigues, na localidade de Ervalzinho, interior de Erval Grande, pertencente ao Corede Norte, recebeu o kit de irrigação por gotejamento com capacidade para irrigar uma área de 1 mil m². O engenheiro agrônomo da SDR Jonas Wesz e o assistente regional da Emater em Manejo de Recursos Naturais Cezar da Rosa orientaram os técnicos da Emater sobre a instalação do sistema de irrigação, repassaram informações sobre os equipamentos e explicaram para a família os procedimentos e cuidados para o manejo correto da irrigação na propriedade. A partir disso, os técnicos da Emater podem iniciar a instalação do kit para as famílias nos outros municípios do Corede Norte.

Kit de irrigação do Programa Segunda Água instalado na propriedade da família de Darci e Claudete Rodrigues. - Foto: Jonas Wesz

Com a instalação do kit, a família, que já tinha recebido o microaçude para irrigação, agora tem todas as ferramentas para obter os benefícios do sistema de irrigação. “A segurança e a estabilidade na produção atingidas com o uso desse sistema é fundamental, principalmente quando falamos no cultivo de hortaliças na propriedade”, explica Jonas Wesz. Claudete cultiva hortaliças, feijão, milho, arroz e frutas para autoconsumo e já prevê o aumento da produção e da renda com a comercialização do excedente.

Microaçude para irrigação construído através do Programa na propriedade da família de Erval Grande - Foto: Terezinha Mariza Vilk/Emater regional de Erechim

Empresas contratadas pela SDR já concluíram 33 dos 61 microaçudes previstos pelo programa no Corede Norte nos municípios Benjamin Constant do Sul, Erval Grande e Faxinalzinho. Atualmente, estão concluindo as obras em Itatiba do Sul. Nas próximas semanas, as obras se iniciam em Marcelino Ramos e Viadutos, para finalizar o contrato firmado com a SDR. Todos os kits de irrigação já foram levados aos municípios e, com os técnicos capacitados e os açudes sendo concluídos, serão instalados nas propriedades dos beneficiários.

O programa

Os investimentos somam R$ 26,2 milhões que serão empregados na construção de 1.080 microaçudes com sistema de irrigação, 540 microaçudes para piscicultura e 1.080 cisternas com sistema de irrigação, nas capacitações e assistência técnica para as famílias beneficiadas, na oferta de recursos a serem empregados na atividade produtiva e na organização de seminários.

Texto: Nathalie Sulzbach/ Ascom SDR
Edição: Léa Aragón/ Secom