Ospa apresenta recital de cordas no Margs

Ospa interpreta obras brasileiras para quarteto de cordas e peça de Claude Debussy - Foto: Milton Bock

Os amantes da música de câmara e das artes plásticas têm um encontro marcado no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), neste domingo (20), às 16h30. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta recital da série Música no Museu, em parceria com o Margs. O Quarteto de Cordas formado por Brigita Calloni (violino), Leonardo Bock (violino), Cosmas Grieneisen (viola) e Alexandre Diehl (violoncelo) interpreta obras de Alberto Nepomuceno, Luiz Cosme, Liduíno Pitombeira e Claude Debussy na Pinacoteca do museu. A exposição 'A paisagem no tempo - Carlos Petrucci e o acervo do Margs' será o cenário da exibição. A entrada é franca.

O programa

A composição 'Prece', de Alberto Nepomuceno, considerado um dos principais nomes do nacionalismo brasileiro do século 20, abre o programa do recital. Depois, o 'Quarteto de Cordas nº 1', do compositor porto-alegrense Luiz Cosme, é interpretado pelo grupo. 'Nyx' e 'Seresta nº 8', peças do cearense Liduíno Pitombeira, dão sequência à exibição. A apresentação termina em grande estilo, com a única composição para quarteto de cordas do francês Claude Debussy: o 'Quarteto em sol menor' op. 10.

O conjunto que se apresenta no recital é formado por músicos premiados que atuam na Ospa e também fazem participações nas mais importantes orquestras do Brasil.

A série

Lançada no ano passado, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas em relação à orquestra, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês em parceria com o Margs. O objetivo da série é também aproximar música, artes visuais e história em um espaço tradicional da cidade dedicado à preservação da nossa história cultural.

Dica

Quem for ao recital pode apreciar, também, além da mostra 'A paisagem no tempo - Carlos Petrucci e o acervo do Margs', as exposições 'Uma possível história da arte do Rio Grande do Sul - Os Clubes de Gravura e a permanência do suporte' e 'Neon' de Gelson Radaelli.

O quê: Recital Quarteto de Cordas | Série Música no Museu da Ospa

Quando: Domingo (20), às 16h30

Onde: Museu de Arte do RS Ado Malagoli (Margs), na Praça da Alfândega, s/nº, Centro Histórico, em Porto Alegre

Texto: Mariana Sirena/Ascom Ospa