Página inicial > Últimas > Governador prestigia formatura de segundos sargentos da BM de Santa Maria

Governador prestigia formatura de segundos sargentos da BM de Santa Maria

Governador prestigia formatura de segundo sargentos da BM de Santa Maria
José Ivo Sartori saudou a conquista dos formandos e as horas de preparação para proteger a sociedade - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini - Download HD (1,38 MB)

O governador José Ivo Sartori prestigiou, na tarde desta sexta-feira (11), a solenidade de formatura de 78 alunos do Curso de Técnico de Segurança Pública/Curso Superior de Tecnologia e Gerenciamento Auxiliar de Polícia Militar 2017. A formatura foi no Estádio da Guarnição da Brigada Militar de Santa Maria.

O curso prepara soldados e terceiros sargentos da BM para ascenderem ao posto de segundo sargento, de acordo com o plano de carreira da instituição. Com 1.200 horas-aulas, o curso tem três ciclos: básico, sócio-jurídico e administração pública. Ao todo, são 40 disciplinas nas áreas de legislação institucional, direito, administração, técnicas de policiamento ostensivo, direitos humanos, sociologia da violência, criminologia, proteção armada, entre outras.

Sartori saudou a conquista dos formandos e enfatizou que o ato "concretiza mais uma conquista de todos os cidadãos de bem, que vocês estão mais preparados para proteger". O governador lembrou que nos últimos meses, foram formados mais mil profissionais que reforçam o policiamento ostensivo.

"Foi penoso, eu sei. Minha vontade, desde o primeiro dia de governo, sempre foi chamar todos os aprovados em concurso. Mas na vida pública, o eu não pode se sobrepor ao nós", desabafou Sartori.

Soldados se qualificaram com 1.200 horas-aulas e mais de 40 disciplinas. Karine Viana/Palácio Piratini

Investir no essencial

O governador recordou a série de medidas "amargas" que seu governo tomou para que sobrasse o mínimo de dinheiro para investir no que é essencial. "E sabem o que é essencial? O trabalho de vocês. A segurança das famílias gaúchas. A tranquilidade de quem trabalha e produz, que faz o nosso Estado ir para frente".

Ao se dirigir aos formandos, o governador afirmou que "até o final de 2017 contará com quatro mil novos servidores. E com a perspectiva de mais reforço, depois do concurso que viabilizamos para 6,1 mil vagas, o maior das últimas décadas".

Secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, foi paraninfo da turma. Karine Viana/Palácio Piratini

O secretário da Segurança Pública e paraninfo dos formandos, Cezar Schirmer, disse estar honrado com a distinção. "É um estímulo para continuar esta jornada". Schirmer elogiou a qualificação da turma de segundos sargento. "A Brigada Militar tem dado exemplo de gestão, eficiência e valorização de seus quadros”,afirmou.

O Comandante-Geral da Brigada Militar, Silvio Andreis Dal’Lago, saudou a turma de segundos sargentos. Disse que o povo conhece a difícil situação do nosso Estado. "Mesmo, apesar disso, a Brigada Militar tem sido tratada de forma diferente. E não em discurso, mas em atos".

Texto: Mirella Poyastro, de Santa Maria