Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Página inicial > Últimas > Cooperativas promovem o Dia de Cooperar em Porto Alegre no sábado

Cooperativas promovem o Dia de Cooperar em Porto Alegre no sábado

As cooperativas gaúchas estão mobilizadas para desenvolver o programa Dia de Cooperar - também conhecido como Dia C, que ocorre no próximo sábado (1º). O governo do Estado participa do evento com um estande da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), sob coordenação do Departamento de Cooperativismo. O espaço da SDR terá como tema 'Educação Cooperativista' e prestará informações aos visitantes sobre os 10 principais passos para organizar uma cooperativa. O Dia de Cooperar em Porto Alegre será no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, das 9h às 17h, com serviços gratuitos de saúde, corte de cabelo, oficinas de artesanato, orientação financeira e sobre cooperativismo, além de apresentações artísticas. No interior, cooperativas comemoram a data nos municípios de Santa Maria, São Borja, Pelotas, Santa Rosa, Santo Ângelo, Nova Petrópolis, Erechim, entre outros.

“Eventos como o Dia de Cooperar ajudam a divulgar e a valorizar a importância do cooperativismo, que é um importante motor da economia gaúcha”, destacou o secretário da SDR, Tarcisio Minetto.

No Rio Grande do Sul, as cooperativas têm a meta de somar voluntários para beneficiar mais pessoas. “As cooperativas podem oferecer voluntariamente sua contribuição para as comunidades em que estão inseridas na promoção de iniciativas que beneficiam milhares de pessoas em todo o país. Em diversas regiões do estado, esperamos beneficiar 150 mil pessoas este ano com projetos desenvolvidos por cooperativas dos mais diversos ramos, durante todo o ano”, afirma Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

O grande desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isto, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

No Rio Grande do Sul, diversas ações já foram desenvolvidas nesse sentido: inauguração de uma biblioteca de rua, em Santa Rosa; campanha de Arrecadação de Donativos, em Espumoso; campanha de Incentivo à Doação de Órgãos, em Porto Alegre; campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea, em Rio Grande; limpeza das margens do Rio Taquari, em Taquari; atendimento e shows para a comunidade, em Carlos Barbosa, entre outras. 

Dia C em números 

Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o país. 

Os números confirmam a efetividade do Dia C. No Rio Grande do Sul, em 2016, 119 cooperativas e mais de 6 mil voluntários desenvolveram 148 projetos em 93 municípios que beneficiaram mais de 120 mil pessoas.

No Brasil, 1.278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades ocorreram em 777 cidades espalhadas por todos os estados e no Distrito Federal. 

Este ano, a meta é beneficiar mais de 1 milhão de pessoas com projetos contínuos. No Rio Grande do Sul, estima-se que cerca de 7 mil voluntários de 130 cooperativas já estão engajados em 180 projetos para beneficiar mais de 200 mil pessoas. 

SERVIÇO

Pauta: Dia C 

Quando: sábado (1º), das 9h às 17h

Onde: no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público 

CLIQUE AQUI para acessar a programação do evento

Texto: Nathalie Sulzbach/ Ascom SDR, com informações da Ascom Sistema Ocergs- Sescoop/RS
Edição: Léa Aragón/ Secom 


Endereço da página:

Compartilhar:

Governo do Estado do Rio Grande do Sul