Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Página inicial > Últimas > Rio Grande do Sul se destaca na inauguração de três centros tecnológicos em dois dias

Rio Grande do Sul se destaca na inauguração de três centros tecnológicos em dois dias

RS se destaca na inauguração de três centros tecnológicos em dois dias
Um dos novos centros inaugurados é o Instituto Tecnológico de Mecatrônica em Caxias do Sul - Foto: Divulgação/Fiergs-Senai - Download HD (112,00 kB)

A inauguração de três centros avançados de tecnologia em dois dias no Rio Grande do Sul foi destacada pelo secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Evandro Fontana, ao participar nessa quarta-feira (17) da abertura do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica localizado na Rua Travessão Solferino, 501, em Caxias do Sul.

Fontana assinalou que as novas unidades, especialmente o ITT Chip da Unisinos, em São Leopoldo, que está atuando na área de semicondutores, de madeira e mobiliário, em Bento Gonçalves, e o de mecatrônica, em Caxias do Sul, são importantes para o desenvolvimento do estado, preparando talentos para importantes áreas da economia.

O Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica é a unidade que integra a rede nacional composta por 25 institutos de inovação (dois no Rio Grande do Sul) e 60 institutos de tecnologia (seis no RS) e que desenvolvem soluções com base nas tecnologias existentes para criar novos processos e produtos. Possuem em seu portfólio de serviços consultorias técnicas especializadas, pesquisa e desenvolvimento e serviços laboratoriais.

A instituição passa a atuar com mais força na prestação de serviços em tecnologia e inovação, por meio do desenvolvimento de processos e produtos, consultoria e serviços especializados para a indústria. Novos prédios e laboratórios foram construídos, ampliando o suporte a outros setores industriais e dobrando a capacidade de atendimento para alunos. A unidade também passa a atender novos cursos como técnico em Metalurgia e na área da Construção Civil e Plásticos.

Madeira e Mobiliário

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) inaugurou, nessa quarta-feira (17), o Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, localizado na  Avenida Presidente Costa e Silva, 571, em Bento Gonçalves. O secretário adjunto Evandro Fontana participou da abertura, assinalando que o instituto é referência na cadeia produtiva de madeira e móveis.

O instituto conta com uma área e novos equipamentos para ensaios de durabilidade, estabilidade e ergonomia, ampliando sua capacidade de atendimento nestas áreas e oferecer novos serviços para ensaios em gás análise e químicos de superfície.

A assessoria tecnológica e de inovação conta com máquinas CNC para prototipagem e usinagem de superfícies complexas, além de softwares para desenvolvimento e melhoramento do processo produtivo. A unidade aumenta a capacidade de atendimento de alunos e passa a contar com novos cursos técnicos em móveis, eletromecânica e eletroeletrônica, cursos de qualificação e aperfeiçoamento na área de automação industrial, artefatos de couro e estofados e usinagem e tratamento de madeiras. 

Texto: Imprensa/Sdect 
Edição: Léa Aragón/ Secom


Endereço da página:

Compartilhar:

Governo do Estado do Rio Grande do Sul