Primeiro concerto da Ospa da Série Araújo Viana é neste domingo

Publicação:

Concerto da Ospa
Evandro Matté é diretor artístico e maestro da Ospa - Foto: Marília Lima / Ospa

O primeiro concerto do ano da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) será neste domingo (30) no Auditório Araújo Vianna, às 18h. O tema será a música de dança, com a participação de dois convidados especiais: os Irmãos Machado. A dupla formada por Eduardo (16 anos) e Thomas (9 anos) Machado, faz sua estreia com uma orquestra. Thomas é o vencedor da mais recente edição do programa The Voice Kids. A entrada é franca mediante doação de um quilo de alimento não-perecível que será doado ao Banco de Alimentos de Porto Alegre. As senhas serão distribuídas da seguinte forma:

Distribuição de senhas:
Sábado (29), das 9h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo (30), das 9h às 18h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

O concerto integra a Série Araújo Vianna da Ospa, patrocinada pelo Banrisul, e terá a regência de Evandro Matté, maestro e diretor artístico da orquestra. A Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre é parceira na promoção da Série.

Programa
“Selecionamos algumas das composições mais brilhantes do repertório sinfônico, inspiradas em ritmos de dança, incluindo obras que trazem elementos folclóricos”, afirma o maestro Evandro Matté. A 'Dança Eslava nº 8' de Antonín Dvorák (1841-1904), a 'Valsa do Imperador' de Johann Strauss II (1825- 1899), a 'Dança Húngara nº 5' de Johannes Brahms (1833-1897), a 'Dança Brasileira nº 1' de Camargo Guarnieri (1907-1993) e a 'Dança do Sabre' de Aram Khachaturian (1903-1978) formam o mosaico sonoro de culturas no início da apresentação.

Depois, os Irmãos Machado sobem ao palco para interpretar peças conhecidas dos gaúchos: 'Céu, Sol, Sul', de Leonardo (1938-2010) e 'Querência Amada', de Teixeirinha (1927-1985). A brasilidade também está no repertório dos jovens músicos. Com a orquestra, eles tocam ainda 'Asa Branca' de Luiz Gonzaga (1912-1989) e Humberto Teixeira (1915-1979).

Por fim, a mais prestigiada obra de Maurice Ravel (1875-1937) será interpretada. O 'Bolero', originalmente composto para balé, é caracterizado pela melodia que, a cada repetição, vai ganhando novos jogos de timbres e instrumentos.

Série Araújo Vianna 2017

Lançada em 2015, a série resulta de uma parceria entre a Fundação Ospa e as secretarias Municipal de Cultura e Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. O propósito é apresentar nomes da música popular gaúcha e nacional em parceria com a Ospa, dando assim continuidade a um histórico de apresentações da orquestra no Auditório Araújo Vianna iniciado em 1954 pelo próprio fundador da Ospa, o maestro Pablo Komlós. O Banrisul é o apresentador oficial da Série.

Maestro

Evandro Matté é diretor artístico e maestro da Ospa; diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas; e diretor artístico e maestro da Orquestra Unisinos Anchieta. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do RS, na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS e pós-graduado em Gestão Empresarial. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

Solistas - Irmãos Machado

No dia a dia, são crianças como todas as outras: estudam, gostam de jogar bola e andar de bicicleta. Mas, entre as atividades prediletas de Thomas, 9 anos, e de Eduardo, 16 anos, está a de brincar de ser gaiteiro.
Os dois já subiram ao palco com o conjunto Os Monarcas, e desde então foram apadrinhados pelo mestre Gildinho, que apaixonado pelo talento dos irmãos, vem incentivando o dueto a tocar e cantar as músicas que falam do Rio Grande.

Texto: Ascom Ospa
Edição: Léa Aragón/ Secom