Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Página inicial > Últimas > Governador entrega medalha a atual comandante da Brigada Militar e anuncia novo nome

Governador entrega medalha a atual comandante da Brigada Militar e anuncia novo nome

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 11.01.2017: O governador José Ivo Sartori condecoração o comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Alfeu Freitas Moreira com a medalha Negrinho do Pastoreio, em evento no Palácio Piratini nesta quarta-feira (11). No mesmo evento, Sartori anunciou o novo comandante Geral, Coronel Andreis Silvio Dal'lago.Daniela Barcellos/Palácio Piratini
Coronel Alfeu Freitas Moreira recebeu a medalha Negrinho do Pastoreio - Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini - Download HD (1,29 MB)

O coronel Andreis Silvio Dal'Lago será o novo comandante-geral da Brigada Militar, após a aposentadoria compulsória do coronel Alfeu Freitas Moreira, que deve ocorrer até o dia 18 de janeiro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11), pelo governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, na cerimônia que outorgou a Medalha Negrinho do Pastoreio ao atual comandante. A publicação no Diário Oficial do Estado ocorre no dia 19.

A formação do novo comando da Brigada Militar segue a ordem de sucessão da corporação. O coronel Mario Yukio Ikeda também deve passar a integrar a hierarquia militar como subcomandante-geral, e o coronel Julio Cesar Rocha se mantém como chefe do Estado Maior.

Para o governador, a indicação dos coronéis Andreis Dal'Lago e Mario Ikeda faz com que o trabalho desempenhado pelo comandante homenageado, que deixará o cargo para se aposentar, continue sendo bem desempenhado.

"Sou daqueles que pensa que temos que valorizar a vida pública porque é um trabalho diferente de todos, na medida em que deve ser prestado às pessoas. Esse é um momento de reconhecimento de toda a sociedade pela trajetória de vida do coronel Alfeu Freitas Moreira, que enfrentou ao longo do tempo as dificuldades com muita inteligência, destemor e serenidade. Espero que o novo comando tenha o mesmo empenho", afirmou Sartori.

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, reconheceu o trabalho do coronel Alfeu Freitas Moreira como exemplar para a centenária Brigada Militar. Também acredita que o novo comandante, coronel Andreis Dal'Lago, possui qualificação e competência para seguir à frente da corporação em um "esforço de continuidade e mudança para superar as dificuldades".

"Apesar da convivência efêmera, reconheço a postura equilibrada, firme, séria, qualificada e competente do coronel Alfeu, que deixa um legado de exemplo em um país carente de exemplos. Certamente, o novo comando terá o exemplo que merece ser seguido", ressaltou.

"Seguiremos o trabalho iniciado e temos como objetivo fundamental aperfeiçoar e aprofundar as relações entre as instituições (da Segurança Pública). Temos convicção de que somando energias teremos maior efetividade", reiterou o novo comandante Andreis Dal'Lago.

Freitas agradeceu o privilégio de pertencer à corporação desde os 17 anos de idade e a honra de integrar a BM por 35 anos. "Sempre terei uma eterna gratidão por todos. Espero ter contribuído e desempenhado o papel à altura do que me solicitaram, tanto governo, população e especialmente a Brigada Militar. Espero que outros agora possam trabalhar para ajudar a cuidar para que filhos e netos tenham a devida segurança que merecem", disse o coronel.

Comandante-Geral

O novo comandante-geral, coronel Andreis Silvio Dal'Lago tem 54 anos, é natural de Caxias do Sul e ingressou na corporação há 33 anos. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (Ufrgs), é especialista em Filosofia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciência e Letras de Candeias, na Bahia, e mestre em Serviço Social pela PUCRS.

Dal'Lago passou pela Academia de Polícia Militar, participou do Comando Regional da Serra, do Estado Maior da BM, foi subcomandante-geral da corporação e trabalhou no Departamento Administrativo, no 12º e 34º Batalhão de Polícia Militar.

Subcomandante-Geral

Natural de Canoas, o coronel Mario Yukio Ikeda tem 50 anos de idade, 32 de serviço, e atualmente comanda o Policiamento da Capital (CPC). Na corporação, foi comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, em Canoas, quando participou do Centro Integrado de Comando e Controle Regional da Secretaria da Segurança Pública, durante a Copa do Mundo 2014. Também passou pelo 1º Batalhão de Polícia Militar de Porto Alegre, Batalhão de Operações Especiais e Estado Maior da Brigada Militar.

Acompanharam a homenagem e o anúncio, deputados; representantes e oficiais da Casa Militar; Brigada Militar; Susepe; Instituto-Geral de Perícias e Polícia Civil.



Texto: Letícia Bonato
Edição: Denise Camargo/Secom 


Endereço da página:

Compartilhar:

Governo do Estado do Rio Grande do Sul