Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Página inicial > Últimas > Apoio do Estado garante autonomia para cooperativa de citricultores

Apoio do Estado garante autonomia para cooperativa de citricultores

Apoio do Estado garante autonomia para cooperativa de citricultores
Cooperfrutas prestou contas sobre recursos recebidos em programa da Secretaria do Desenvolvimento Rural - Foto: Divulgação/SDR - Download HD (548,00 kB)

Os resultados da safra de citros da Cooperativa dos Fruticultores de Harmonia (Cooperfrutas) são exemplo da importância de políticas públicas para alavancar empreendimentos de base familiar no Rio Grande do Sul. Os associados eliminaram atravessadores no processo de comercialização e fortaleceram a própria cooperativa após receberem o apoio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Cooperativismo - Regionalização do Abastecimento, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Eles receberam recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), financiados pelo BNDES.

Com o apoio, a Cooperfrutas se equipou com caminhão e classificadora de frutas, ganhando autonomia e competitividade no mercado. "Mesmo com a colheita em andamento, transportamos 40 mil caixas de frutas", detalhou o vice-presidente da cooperativa, Ademar Kirch, durante reunião de prestação de contas, nessa quinta-feira (5). "Hoje, com o resultado do trabalho de todos, conseguimos pagar os custos do caminhão e ainda fazer caixa".

O secretário da SDR, Tarcisio Minetto, reconheceu o esforço das 24 famílias cooperadas e orientou para que o grupo zele pelo patrimônio, buscando a sustentabilidade financeira. "Vocês têm a consciência do trabalho coletivo, e equipados com câmara fria, classificadora de frutas e caminhão, poderão agregar valor à produção", disse.

O financiamento recebido pela Cooperfrutas é na modalidade 80/20, na qual as parcelas pagas em dia terão abatimento de 80% no valor. A Regionalização do Abastecimento financia projetos da agricultura familiar (através de cooperativas, associações e agroindústrias) para fortalecer as estratégias comerciais e ampliar a participação da agricultura familiar no mercado institucional de alimentos.

Também participaram o diretor de Cooperativismo da SDR, Lino Hamann; o deputado federal Heitor Schuch, o deputado estadual Elton Weber; assessores parlamentares; representantes da Emater e dos produtores.

Texto: Itamar Pelizzaro/SDR
Edição: Gonçalo Valduga/Secom


Endereço da página:

Compartilhar:

Governo do Estado do Rio Grande do Sul