Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Página inicial > Últimas > Perfuração de poços permite abastecimento de 2.880 famílias do meio rural

Perfuração de poços permite abastecimento de 2.880 famílias do meio rural

Perfuração de poços permite abastecimento de 2.880 famílias do meio rural
Os novos poços fornecerão água para consumo humano e para uso em irrigação de lavouras - Foto: Divulgação SDR - Download HD (149,00 kB)

Milhares de famílias de comunidades rurais passaram a contar, este ano, com estrutura para abastecimento de água. Até novembro, a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) perfurou 96 poços tubulares profundos, permitindo o fornecimento de água para 2.880 famílias, em 41 municípios gaúchos. Neste mesmo período, a SDR promoveu a recuperação de 1.395 quilômetros de estradas municipais.

"Mesmo com as grandes dificuldades financeiras, o Estado apoia a melhoria da infraestrutura rural, dando melhores condições de vida aos agricultores familiares", destaca o secretário, Tarcisio Minetto. Conforme o Departamento de Infraestrutura Rural e Usos Múltiplos da Água (Dinfra) da SDR, os novos poços fornecerão água para consumo humano e para uso em irrigação de lavouras.

Os trabalhos são executados por meio do Programa de Apoio e Desenvolvimento de Infraestrutura Rural, do Dinfra. Para serem beneficiados, os municípios devem se credenciar por meio de assinatura de termo de cooperação técnica, pelo qual a SDR perfura o poço e as prefeituras executam serviços complementares, como instalação de bombas, canos e caixas d'água.

Para suprir a demanda, o Dinfra utiliza uma estrutura de cinco conjuntos de perfuratrizes rotopneumáticas. Quatro destes conjuntos são compostos por maquinário e caminhões seminovos, oriundos de convênio com o BNDES, e um conjunto de equipamentos e caminhões mais robustos.

Além de prestar um serviço essencial para as pessoas do meio rural, também gera economia para as prefeituras. No mesmo programa, o Dinfra trabalha com a recuperação de estradas rurais, melhorando as condições de tráfego e escoamento da produção agrícola. Até novembro, foram recuperados 1.395 quilômetros de estradas em vários municípios. Para essa atividade, a SDR firma convênios com as prefeituras e cede conjuntos de máquinas. 
 

Texto: Nathalie Sulzbach/Ascom SDR
Edição: Denise Camargo/Secom 


Endereço da página:

Compartilhar:

Governo do Estado do Rio Grande do Sul