Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Página inicial > Últimas > Centro Cultural CEEE Erico Verissimo tem programação especial de aniversário

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo tem programação especial de aniversário

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV)
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo comemora 14 anos de fundação - Foto: Beto Rodrigues/Divulgação - Download HD (589,00 kB)

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) comemora, neste sábado (17), 14 anos de fundação e 111 anos do nascimento do autor gaúcho que empresta seu nome ao espaço. Mantido pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), o centro se localiza na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre.

Para marcar a data, serão exibidos dois filmes no Auditório Barbosa Lessa (4º andar do CCCEV), a partir das 15h. Um deles é a mais recente adaptação da obra de Erico para as telonas, a animação infantil brasileira As Aventuras do Avião Vermelho. O outro é o primeiro filme feito a partir da obra do célebre escritor nascido em Cruz Alta no ano de 1905, o argentino Mirad Los Lirios Del Campo (1947), que foi especialmente traduzido e legendado para a ocasião. O roteiro original de Tulio Demicheli e Mariano Perla encontra-se no Museu do Cinema de Buenos Aires.

Após os filmes, será realizada uma roda de conversa com os diretores de As aventuras do Avião Vermelho, José Maia e Frederico Pinto, para falar sobre os desafios da adaptação. Participam a professora e doutora em Teoria Literária Márcia Ivana de Lima e Silva e o professor de Literatura Brasileira da UFRGS Sergius Gonzaga, que irão contextualizar o romance Olhai Os Lírios do Campo. Também estará presente o pesquisador Márcio Soares dos Santos, que doou para o acervo do Centro Cultural a obra cinematográfica resgatada em uma loja de filmes antigos, no Centro de Buenos Aires.

Dirigido por Ernesto Arancíbia, Mirad Los Lirios Del Campo estreou em 25 de dezembro de 1947 e teve como protagonistas Irma Córdoba, Francisco de Paula, José Olarra, Enrique de Rosas e Silvana Roth. A crítica da época considerou o filme "construcción técnica impecable" (Calki), "calidad honrosa para el cine argentino" (La Prensa) e "realización despareja" (La Nación). A Academia de Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina outorgou o prêmio Cóndor Académico de melhor partitura musical de 1947 a Julián Bautista por este filme.

Serviço

Pauta: Celebração 111 anos de Erico Verissimo e 14 anos de CCCEV (Centro Cultural CEEE Erico Verissimo).

Como: Exibição gratuita dos filmes As Aventuras do Avião Vermelho e Mirad Los Lirios Del Campo', seguida de roda de conversa.

Onde: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico).

Quando: sábado (17), às 15h, exibição dos filmes. Às 19h, a Roda de Conversa.

Texto: Mara Ione Guerra de Medeiros/CEEE
Edição: Secom


Endereço da página:

Compartilhar:

Governo do Estado do Rio Grande do Sul