"Foco do Estado é prestar serviços de qualidade", diz Cairoli em Bagé

Plano de Modernização
Cairoli apresentou o Plano de Modernização na Associação Comercial e Industrial de Bagé - Foto: Marcelo Ermel/GVG

O vice-governador José Paulo Cairoli defendeu, nesta terça-feira (6), na Associação Comercial e Industrial de Bagé, que o Plano de Modernização do Estado prioriza a prestação de serviços de qualidade à população gaúcha. "Temos qua oferecer melhores serviços aos 11 milhões de habitantes. Isso significa dar segurança, saúde, educação e olhar para a área social, funções puramente do Estado. Esta visão não podemos dissociar do resto", afirmou Cairoli para lideranças da Região da Campanha.

É o terceiro município visitado pelo vice-governador para apresentar o conjunto de medidas em análise com pedido de urgência na Assembleia Legislativa. Até quarta-feira (14), mais sete cidades que representam polos regionais devem ser visitadas.

Economia de R$ 130 milhões

Com a aprovação dos projetos, haverá a demissão gradual de 1,1 mil servidores e economia de mais de R$ 130 milhões sem que haja prejuízos estruturais. "Evidente que terá diminuição relevante de funcionários. É um problema social, mas estamos pagando rigorosamente todos os direitos", destacou o vice-governador. Segundo ele, hoje existem 317 funcionários cedidos aos sindicatos. Pela proposta, a remuneração será paga pelos sindicatos. "Não é correto que a sociedade pague o salário desses cedidos para os sindicatos. Isso nos representará uma economia de R$ 37,7 milhões por ano", acrescentou.

O roteiro de apresentação do Plano já passou por Pelotas, Rio Grande, Bagé e Uruguaiana. Nos próximos dias estará em Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Erechim, Passo Fundo e Santa Rosa.

Quinta-feira (8):

- Santa Cruz do Sul
Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul, 11h30;

Terça-feira (13):

- Erechim
Associação Comercial e Industrial de Erechim, às 11h30;

- Passo Fundo
Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo, às 19h;

Quarta-feira (14):

- Santa Rosa
Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), às 11h30.

- Cruz Alta
Sindicato Rural de Cruz Alta, às 19h;