Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto inédito leva turismo para dentro da sala de aula

Publicação:

Parceria da Setel com a Seduc
ato ocorreu no gabinete da Seduc e reuniu, além de toda a equipe que trabalhou na execução do projeto, outros parceiros como a - Foto: Divulgação Setel

Uma parceria firmada entre a Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do estado (Setel) com a Secretaria de Educação (Seduc) permitiu o lançamento, nessa terça-feira (27), do projeto Conhecendo o Turismo na Escola - Arruma a mochila! Tá na hora da Aula! O ato ocorreu no gabinete da Seduc e reuniu, além de toda a equipe que trabalhou na execução do projeto, outros parceiros como a Secretaria de Comunicação (Secom) e a TVE.

Com o propósito de atingir mais de 600 jovens, de 22 escolas da Rede Estadual de Ensino em 22 municípios, a iniciativa pretende incluir os conceitos do turismo entre os alunos do ensino médio, fazendo com que eles vivenciem essa experiência de uma forma diferenciada e com que se trabalhe a multidisciplinaridade em sala de aula. 

Por meio do sistema de Ensino à Distância (EAD) da Seduc o trabalho é apresentando aos professores, que incluem o material na disciplina de Seminário Integrado, já existente no currículo escolar. Uma apostila com seis módulos embasa a orientação pedagógica nas salas de aula. Junto com o material estão disponíveis aulas gravadas pelo diretor do Departamento de Turismo da Setel, Abdon Barretto Filho, que explicam cada módulo. Até o final do ano uma atividade de apresentação dos trabalhos finais deve ser organizada.

“Neste ato penso em quem vai receber este conhecimento, no aluno que vai aprender a valorizar mais seu município e sua cultura, fazendo desse conhecimento um marco para reforçar a cultura gaúcha”, afirmou o secretário interino da Setel Victor Hugo. O secretário da Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas, destacou o trabalho conjunto das secretarias para um resultado que reforça o papel do Estado como estimulador do crescimento.

A partir desse projeto piloto espera-se crescer em 2017 e atingir cada vez mais escolas e alunos. Cleber Benvegnú, secretário de Comunicação, reforçou o apoio e a convicção da ampliação do projeto. “É o Estado cumprindo seu dever de trabalhar pelo cidadão e em prol do crescimento e desenvolvimento de todos, finalizou. 

Texto: André Furtado/Setel
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul