Centro de inovação oferece soluções inteligentes para a gestão pública

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 31.03.2016: O governador José Ivo Sartori participou, nesta quinta-feira (31), da assinatura de convênio de cooperação entre o governo do Estado, prefeitura de Porto Alegre, PUCRS e Huawei para a implantação do Smart City
Governo do Estado é parceiro do Smart City Innovation Center, espaço de desenvolvimento de soluções relacionadas às cidades - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori participou, nesta quinta-feira (31), da assinatura de convênio de cooperação entre governo do Estado, prefeitura de Porto Alegre, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Huawei para a implantação do Smart City Innovation Center, um espaço de pesquisa e desenvolvimento de soluções relacionadas às cidades inteligentes e a Internet das Coisas (IoT). O centro, localizado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), foi inaugurado nesta manhã.

O centro se dedicará a testes e provas de conceitos que agreguem valor a entidades interessadas em criar soluções para as áreas de gestão pública, saúde e educação, assim como ao desenvolvimento de um sistema operacional para as cidades inteligentes e suas aplicações.

"No momento em que assinamos este convênio damos a demonstração de que todos nós estamos nos encaminhando para, justamente, nos apropriarmos cada vez mais das pesquisas e dos avanços coletivos e tecnológicos para nossas empresas e para o mundo acadêmico. E isso está ligado ao que todos desejamos, ao desenvolvimento econômico e social”, lembrou o governador.

Para Sartori, a incorporação de novas tecnologias serve também para qualificar os produtos, melhorar a atividade econômica e buscar o aperfeiçoamento em todas as áreas. "Eu entendo que a ciência e a tecnologia, com certeza, são as grandes moedas do momento", destacou.

O conselheiro de tecnologia da Embaixada da China no Brasil, Mo Hongjun, falou que o Smart City é uma oportunidade para maior aproximação e a continuidade de bons trabalhos que vêm sendo desenvolvidos com todas as esferas públicas há mais de dois anos. "Mais que parceiros comerciais e econômicos, queremos também ser parceiros na pesquisa científica e tecnológica, na inovação e na criação de produtos de tecnologia verdadeiramente binacionais”, assegurou.

"O Brasil, neste caso o estado do Rio Grande do Sul, a prefeitura de Porto Alegre e a PUCRS, estão demonstrando que a cooperação é importante e que estamos olhando para o futuro com muito otimismo”, afirmou o reitor da PUCRS, Joaquim Clotet.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, falou que todos os órgãos e entidades presentes para a concretização desse convênio estão mostrando ações concretas para o enfrentamento da crise, e que é "através da cooperação entre todos que vamos continuar construindo uma cidade, um estado e um país melhor, gerando cada vez mais emprego e renda".

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, esse convênio vem ao encontro de políticas públicas que estão sendo construídas, "principalmente cidades inteligentes e o benefício que isso possa trazer na geração de emprego e renda, mas fundamentalmente os benefícios para a sociedade".

Texto: Cassiane Osório
Edição: Denise Camargo/Secom