Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Página inicial > Últimas > Anunciada a suspensão de uso do larvicida Pyriproxyfen no Estado

Anunciada a suspensão de uso do larvicida Pyriproxyfen no Estado

Está suspenso no Rio Grande do Sul o uso em água para consumo humano do larvicida Pyriproxyfen, utilizado para deter o desenvolvimento da larva do mosquito Aedes aegypti. A medida foi anunciada neste sábado (13) pelo secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, na abertura do Dia D de Combate ao Mosquito.

A decisão deve-se à hipótese de que a substância pode potencializar a má-formação cerebral causada pelo zika vírus, levantada pela organização médica argentina Physicians in the Crop-Sprayed Towns. A suspensão já foi comunicada às 19 Coordenadorias Regionais de Saúde do Estado, que devem informar às Vigilâncias Municipais.

O larvicida, enviado pelo Ministério da Saúde, era utilizado em pequena escala no Rio Grande do Sul, apenas em casos específicos, quando não é possível evitar o acúmulo de água nem remover os recipientes, como chafarizes e vasos de cimento em cemitérios.

“Decidimos suspender o uso do produto em água para consumo humano até que se tenha uma posição do Ministério da Saúde e, por isso, reforçamos ainda mais o apelo à população para que elimine qualquer possível foco do mosquito”, explicou o secretário. Segundo os dados da Vigilância Ambiental, 75% dos focos estão localizados em residências ou ambientes domésticos.

Texto: Comunicação Social - SES/RS
Edição: Cristina Lac Roehe/Secom


Endereço da página:

Compartilhar:

Governo do Estado do Rio Grande do Sul