Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Embaixadores do Malawi conhecem progamas do RS para pequenos produtores

Publicação:

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) recebeu, nesta terça-feira (22), a visita dos embaixadores do Malawi, Francis Moto e Bem Mbwana. Desde o começo da semana, eles cumprem agenda no Rio Grande do Sul, onde procuram apoio e
Embaixadores do Malawi conhecem progamas do RS para pequenos produtores

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) recebeu, nesta terça-feira (22), a visita dos embaixadores do Malawi, Francis Moto e Bem Mbwana. Desde o começo da semana, eles cumprem agenda no Rio Grande do Sul, onde procuram apoio e novos parceiros para o desenvolvimento social e econômico do país africano. Depois de terem passado por diversos órgãos governamentais, inclusive sendo recepcionados pelo governador Tarso Genro, eles estiveram na SDR para entender como o Estado gaúcho desenvolve projetos para atender pequenos produtores.

Na Secretaria, eles foram recebidos pelo secretário adjunto, Ronaldo Oliveira, e pelos diretores de Pesca e Aquicultura, Quilombolas e Indígenas, Ederson Silva, e de Agricultura Familiar, José Batista, além do chefe de gabinete, Inácio Benincá. A superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no RS, Adriane Lobo, que visitava a SDR, também participou da recepção. O maior interesse dos representantes de Malawi foi com os projetos na área de pesca e aquicultura.

Com alto índice de pequenos agricultores - cerca de 80% -, e forte interesse do governo de Malawi em investir na área pesqueira, os embaixadores afirmaram que gostariam de desenvolver intercâmbio nesta atividade. Como o país africano tem sérios problemas sociais, o embaixador Francis Moto disse que uma das alternativas para o desenvolvimento social passa, necessariamente, por investimentos na agricultura e na pesca.

Queremos tirar as pessoas do estado da pobreza extrema, a exemplo do que o Governo brasileiro tem se proposto, afirmou o embaixador. Segundo ele, ao invés de dar o peixe, queremos ensinar a pescar. Para tanto, quer contar com a habilidade técnica encontrada na SDR, por meio da Emater e outros órgãos governamentais, como Embrapa e Fepagro para levar o conhecimento aos produtores de Malawi.

O secretário-adjunto Ronaldo Oliveira afirmou que a Secretaria e o Governo do Estado estão dispostos a compartilhar com Malawi as experiências que estão sendo implantadas nesta administração, especialmente, as que são voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar. Ele citou os diversos programas já implantados no Governo, via SDR, como o Programa Leite Gaúcho e, mais especificamente, o Programa RS Pesca e Aquicultura.

O governo de Malawi, segundo os embaixadores, vê no mercado da pesca e aquicultura uma excelente alternativa para atingir o mercado europeu e incrementar o comércio exterior do país. Por isso, acreditam que o apoio técnico existente no RS, na área de extensão rural, seria importante para ganharem controle de qualidade no que Malawi produz e deseja produzir.

A superintendente do MPA, Adriane Lobo, lembrou que já existe um acordo de cooperação entre o Brasil e Malawi. Basta operacionalizar as ações, já que o interesse existe e foi fortemente demonstrado na visita dos embaixadores ao RS.

Ao final da visita, foi firmado um acordo verbal de cooperação entre a SDR e a superintendente do MPA para com os representantes do governo de Malawi. Documentos e outras formas de trocar conhecimento e apoio vão ser repassados ao país africano. 

Texto: Roger da Rosa
Foto: Laura Lopes
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul