Início do conteúdo

Confira o balanço das ações do governo nesta quinta-feira (9) em resposta às cheias no RS

Publicação:

Voluntários trabalhando no Centro Logístico da Defesa Civil
Rede de voluntários impulsiona operação de doações às vítimas das enchentes - Foto: Lauro Alves/Secom

R$ 19 bilhões

O governador Eduardo Leite anunciou que serão necessários, ao menos, R$ 19 bilhões para executar o plano de reconstrução do Estado. Os esforços envolvem, entre outras ações, programas de moradia e reconstrução de estradas e pontes.

Rodovias

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) liberou a maioria dos trechos rodoviários bloqueados devido a deslizamentos. Somente dois trechos permanecem totalmente bloqueados por haver danos estruturais.

Abrigos

O vice-governador Gabriel Souza e secretários de diversas pastas se reuniram para discutir e definir estratégias de apoio aos municípios em relação aos abrigos emergenciais. Foi estabelecido um Grupo Intersetorial de Apoio e Assistência aos acolhimentos.

Infraestrutura em abrigos

Nesta quinta-feira (9/5), chegou o segundo contêiner com sanitários e seis chuveiros ao abrigo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), localizado em Canoas. Também já foram entregues dez banheiros químicos.

Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha nacional anunciou que irá juntar esforços à filial de Caxias de Sul e atender a todo o Estado por pelo menos três meses. A definição ocorreu em reunião do secretário-adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim, com o coordenador nacional de gestão de risco e desastre da Cruz Vermelha, Djair Soares.

Internet

O Rio Grande do Sul receberá mil antenas de internet via satélite da Starlink. Cem unidades serão entregues no próximo fim de semana, para ajudar a restabelecer a comunicação em ações da Defesa Civil, das forças de segurança pública, de saúde e serviços públicos críticos.

Voluntários

O Centro Logístico da Defesa Civil do Estado recebeu o cadastro de 4 mil voluntários. Esse auxílio tem sido fundamental na organização das doações. A operação de envio dos itens doados envolve cerca de 70 caminhões.

Cete

O Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) segue abrigando cerca de 300 desalojados. O local também é ponto de recebimento de doações. Apesar do alagamento de parte do bairro Menino Deus, o acesso ao local segue funcionando normalmente, das 9h às 18h.

Flexibilização

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) flexibilizou as regras para coleta de leite e para a comercialização de produtos de origem animal com selo de inspeção municipal.

Isenções

A partir desta quinta-feira (9/5), a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) isenta o preço dos serviços prestados pelo Órgão de Registro até segunda-feira (13/5). A medida vale para constituição e alteração de empresas, emissão de certidões, entre outros serviços.

Todo Jovem na Escola

Devido à situação de calamidade pública enfrentada pelo Rio Grande do Sul por causa das enchentes, o pagamento da bolsa-auxílio do Programa Todo Jovem na Escola será adiantado para sexta-feira (10/5). Ao todo, serão contemplados 83.018 alunos, em um repasse de R$ 12,9 milhões.

Fazenda

Buscando auxiliar os contribuintes afetados pela maior catástrofe meteorológica da história do Rio Grande do Sul, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual (RE), o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) decidiram pela prorrogação de prazos para pagamentos de tributos.

Eldorado do Sul

Com o nível da água ainda elevado em muitos pontos e com ações de evacuação sendo realizadas, Eldorado do Sul é um dos locais que mostra a dimensão da situação dramática que o Rio Grande do Sul atravessa desde o início das fortes chuvas, que já deixaram mais de 100 mortos e milhares de desabrigados em todo o território gaúcho.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul