Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Pagar multas de trânsito vencidas - Dívida Ativa

Departamento Estadual de Trânsito

Descrição

Multas por infrações de trânsito vencidas e não quitadas até o segundo licenciamento do veículo (contado a partir do momento em que a infração passou a ficar exigível)  entram em processo de cobrança administrativa.

1. Cobrança administrativa

O processo de cobrança administrativa é composto por débitos não tributários provenientes de multas de trânsito, previstas no Código de Trânsito Brasileiro - CTB, de competência do DetranRS, não pagas e não prescritas, de forma cumulativa/agrupada para um CPF/CNPJ. A Cobrança Administrativa está amparada pelo Decreto Estadual nº 53.728/2017.

2. Dívida Ativa

O não pagamento do débito na primeira fase de Cobrança Administrativa gera automaticamente a inscrição do débito em Dívida Ativa e o registro no Cadastro de Inadimplentes do Estado do RS. Dessa forma, o devedor ficará impedido de contratar/conveniar ou receber valores do Estado do RS, além de poder sofrer restrições de crédito.

3. Cobrança Cartorial

Após o débito ser inscrito em Dívida Ativa, o DetranRS poderá encaminhar o débito para Cobrança Cartorial, onde não havendo o seu pagamento, o devedor terá o débito protestado no Cartório. O proposto cartorial gera restrições de crédito, bem como ter seu CPF/CNPJ inscrito no SPC e/ou Serasa.

4. Cobrança Judicial

Após o débito ser inscrito em Dívida Ativa o DetranRS poderá encaminhar o débito para Cobrança Judicial, onde não havendo acordo entre as partes, o devedor poderá ter seus bens penhorados para o pagamento da dívida.

Etapas para realização do serviço

O pagamento das multas de trânsito inscritas em Cobrança da Dívida Ativa é feito por meio de Guia da Dívida Ativa (GAD-D). Para pagar, acesse a Central de Serviços do DetranRS, consulte seus processos em andamento, acompanhe as etapas e faça emissão da guia de arrecadação. 

Na área especifica dos Processos de Cobrança poderá ser gerada a GAD-D do valor total da dívida, ou de uma ou mais multas (pagamento parcial da dívida). 

Caso o veículo esteja em nome de uma Pessoa Jurídica (CNPJ), deve-se selecionar a empresa e posteriormente área de dívida ativa.

Mecanismos de Comunicação

Entre em contato com o DetranRS por meio dos canais oficiais de atendimento:

  • WhatsApp 8009055555 - para esclarecer dúvidas gerais.
    Segunda a Sexta, das 08h às 20h
  • Disque-Detran 0800-905-5555 - para esclarecer dúvidas gerais.
    Segunda a Sexta, das 08h às 20h.
  • Chat online no site www.detran.rs.gov.br - também esclarece dúvidas. Basta clicar no botão laranja no canto superior direito da página inicial e iniciar o bate-papo.
    Segunda a sexta, das 08h às 18h.
  • Fale Conosco - para solicitações de análises de casos específicos ou consultas a protocolos em curso é necessário abrir um chamado em www.detran.rs.gov.br/menu-fale-conosco.
  • Ouvidoria - para encaminhar denúncias e recursos de demandas não resolvidas em outro canal, o atendimento é em www.detran.rs.gov.br/ouvidoria.

RS.GOV.BR - Portal de Serviços Digitais