Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Denúncia Espontânea - Contestação à Negativa de Recebimento da Denúncia

RECEITA ESTADUAL

Descrição

Os contribuintes que tiveram resposta negativa ao recebimento de suas denúncias espontâneas poderão encaminhar a contestação por meio de abertura de Protocolo Eletrônico no Portal Pessoa Física ou no Portal e-CAC da Receita Estadual, conforme o caso.

Após os documentos serem devidamente incluídos e enviados, será gerado um número de protocolo eletrônico para acompanhamento.

Quando o recebimento e a análise dos documentos protocolados forem concluídos, o contribuinte poderá consultar a decisão em relação aos documentos encaminhados nos respectivos Portais, no menu “Acompanhamento".

A decisão poderá ser:

- Protocolo Recepcionado (documentos serão juntados ao PROA relacionado);

- Protocolo Recusado.

Atenção! Somente será avaliada a correspondência do serviço com os documentos juntados, procedimentos específicos de atendimento, sem qualquer julgamento prévio de seu conteúdo. 


Público

Pessoa Física ou Pessoa Jurídica inscrita no CGC/TE.


Etapas para realização do serviço


Pessoa Jurídica inscrita no CGC/TE:

Acesse o serviço no Portal e-CAC, em "Meus Serviços":

  • Menu "Processos Adm - Recursos”
  • Serviço "DENÚNCIA ESPONTÂNEA - Contestação à Negativa de Recebimento". 
Atenção: No caso de autorização para intervenção em Processo Eletrônico do contencioso Administrativo, as pessoas autorizadas deverão observar o atendimento aos requisitos do Art. 19, da Lei nº 6537/73.

A existência de autorização eletrônica não substitui a necessidade de inclusão de procuração específica para representação em processo do contencioso.
Pessoa Física: 

Acesse o serviço no Portal Pessoa Física - PPF em "Serviços Disponíveis":

  • Menu "Impugnação e Recursos Administrativos”;
  • Serviço "Contestação à Negativa de Recebimento de Denúncia Espontânea". 
    Após a análise dos documentos enviados, a Receita Estadual informará sobre o status do protocolo eletrônico no respectivo Portal (e-CAC ou PPF), acessível pelo menu “Acompanhamento de Protocolo Eletrônico".

Documentos Necessários

1- Petição de Contestação;
2- Procuração - assinada com certificado digital no formato .p7s ou reconhecida em cartório, desde que possível a verificação da autenticidade digitalmente;
3- Instrumento Societário;
4- Demais Documentos Comprobatórios - Poderão ser incluídos nesse item quaisquer outros documentos que acompanhem a petição de contestação, especialmente a cópia da denúncia espontânea e da negativa de recebimento (no máximo 20 arquivos).


Obs.: Os documentos devem ser anexados no Protocolo Eletrônico nos locais e formatos indicados dentro do próprio serviço.

Prazo

Após envio do Protocolo eletrônico, a conclusão será informada em até 5 (cinco) dias úteis.


Legislação Aplicada

Lei nº 6.537/73 e alterações, arts. 19, 24 e 28.


RS.GOV.BR - Portal de Serviços Digitais