Vice-governador instala Gabinete de Crise da Região Metropolitana na Zona Leste

Gabriel conversando com outros três homens na instauração do gabinete de crise avançado da região Metropolitana. è uma sala grande onde outras pessoas estão trabalhando.
O Gabinete de Crise avançado foi instalado no prédio administrativo da antiga sede da CEEE - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Depois de coordenar in loco as operações do Gabinete de Crise avançado do Vale do Rio Pardo, o vice-governador Gabriel Souza passará a coordenar as ações na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Ele instalou a base nesta terça-feira (7/5), no prédio administrativo da antiga sede da CEEE, na Zona Leste da Capital. Equipes do Gabinete do Vice-governador seguirão na coordenação dos trabalhos nas bases de Santa Cruz do Sul, Lajeado e Santa Maria.

“Vamos reunir neste espaço representantes de todas as secretarias do governo do Estado para seguirmos o trabalho de salvar vidas e prestar suporte humanitário às pessoas atingidas pelas enchentes na Capital e nos municípios da Região Metropolitana”, declarou.

Além disso, o Gabinete de Crise da RMPA se somará às equipes do Estado que estão atuando em conjunto com o Comando Militar Sul, na sede do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, para participar do planejamento das ações com os comandantes militares.

Gabriel e Boeira caminhando lado a lado no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual.
Acompanhado do coronel Boeira, Gabriel conheceu o Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, próximo ao gabinete avançado - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Na noite desta terça-feira, o Exército Brasileiro está realizando uma operação de retirada de pessoas na BR-116, em Eldorado do Sul, para encaminhar aos abrigos, após a liberação da rodovia pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Operações no Vale do Rio Pardo e Santa Maria

Durante a manhã, Gabriel reuniu as equipes na Unisc, em Santa Cruz do Sul, para informar o deslocamento para Porto Alegre e indicar as equipes que ficarão responsáveis pelo trabalho na região.

Na sequência, seguiu para Santa Maria, onde também esteve com as equipes em atuação no município, além de representantes da Prefeitura, como o prefeito Jorge Pozzovom, e do Exército Brasileiro, para tratar de demandas da região.

Dentre os temas discutidos, está a abertura de um novo centro logístico às margens da ERS-287, de onde serão distribuídos, via aeronaves, alimentos, água, medicamentos e kits de higiene para comunidades isoladas da região Centro, Centro-Serra e Quarta Colônia. No encontro também foram atualizados os números das operações das forças de segurança.

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom